Pesquisar
Close this search box.

IMUNIZAÇÃO

Quando o objetivo é cuidar da saúde, é importante compreender a importância da vacinação. Afinal, ela é um dos maiores progressos da medicina — graças à imunização, milhões de pessoas são protegidas no mundo todo contra várias doenças.

A primeira utilização do termo “vacina” ocorreu em 1798, quando um médico e cientista inglês realizou um experimento, onde a partir de relatos de que trabalhadores da zona rural não contraíam varíola por já terem adquirido sua versão bovina, ele introduziu os dois vírus (humano e bovino) em um garoto de oito anos e observou que a teoria tinha fundamento científico, desta forma, por terem sido expostas a uma versão mais fraca, aquelas pessoas tinham ficado imunes.

No Brasil, a vacinação surgiu em 1804, com a chegada da vacina contra a varíola, porém, a partir de 1830, o número de pessoas imunizadas começou a diminuir, por causa de muitas controvérsias, gerando uma fobia na população da época.

Diante da relutância, em 1904, foi lançado um decreto bastante rígido sobre a obrigatoriedade da imunização, com risco de multas e demissões.

Oito décadas depois, com o advento do Ministério da Saúde, do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Programa Nacional de Imunização, essa realidade mudou.

Com a conscientização sobre a importância da vacinação, muitas doenças foram controladas e outras exterminadas.

Entretanto, informações falsas, compartilhadas em alguns meios de comunicação, têm feito ressurgir o movimento antivacina em todo o planeta, causando o aparecimento de doenças que já estavam erradicadas em determinadas regiões.

As vacinas utilizadas no Brasil são produzidas por laboratórios nacionais, internacionais ou por institutos especializados ligados ao poder público. A produção segue o planejamento anual da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações. As vacinas produzidas são, então, enviadas às centrais de distribuição, onde são embaladas, armazenadas na temperatura adequada e distribuídas por todo o país.

Desde 1973 o Brasil segue o Programa Nacional de Imunizações, que organiza a política de vacinação da população brasileira.

Em 1980 foi realizada a primeira Campanha Nacional de Vacinação, que tinha por objetivo o combate à poliomielite através da vacinação de todas as crianças menores de cinco anos de idade. O último caso da doença no país foi registrado nove anos depois.

Por prevenção, é recomendado que crianças sejam vacinadas logo cedo, assim que o sistema imune estiver suficientemente desenvolvido para responder à substância da vacina.

Dependendo da vacina, é necessário tomar mais de uma dose e em diferentes etapas da vida. A vacinação contra a gripe é um caso à parte, com necessidade de reforço anualmente para os grupos de risco por causa da mutação constante do vírus.

As vacinas são responsáveis pela diminuição considerável e até erradicação de doenças graves, capazes de causar a morte prematura de pessoas ou sequelas que as acompanhariam para o resto da vida. Sem elas as taxas de mortalidade infantil seriam mais elevadas e a expectativa de vida seria menor.

Segundo pesquisa realizada pelo IBOPE a pedido da farmacêutica Pfizer, 90% dos brasileiros consideram que a imunização é importante, mas apenas 50% checam com regularidade se a carteirinha de vacinação está atualizada.

É importante salientar que a vacinação é um ato de responsabilidade coletiva. Ao se imunizar contra uma doença você não protege apenas a própria saúde, mas também a de todos ao seu redor.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Carlos Henrique Luques Ruiz

Carlos Henrique Luques Ruiz

Dr. Carlos Henrique Luques Ruiz - Advogado; Pós Graduado em Direito Tributário; Perito Contábil; Pós Graduado em Gestão Pública com ênfase em Cidades Inteligentes. Membro do Conselho Regional de Prerrogativas da 18ª Região da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.