Pesquisar
Close this search box.

Nove dicas para você se motivar a praticar atividade física

Exercício físico é bom para manter a forma, saúde, diminuição dos níveis de estresse e melhora no sono

Abaixo listamos nove maneiras de você se motivar para começar a se exercitar

Exercício físico, primeira atividade do dia

Crie uma lista com as coisas para fazer no dia seguinte e coloque o exercício como primeiro item dessa lista. Algumas pessoas acreditam que são é mais fácil fazer o exercício físico como a primeira atividade do dia, pois assim fica mais difícil fugir dessa obrigação. Ter o exercício como primeira atividade também faz com que você se sinta super bem consigo mesmo e disposto pelo resto do dia.

Pratique seus exercícios na companhia de amigos

Se a corrida solitária não inspira você, saia para caminhar com os amigos ou alguém da sua família. Dessa forma, não só o exercício irá se transformar em um evento social, como também será mais difícil fugir quando você lembrar que deixará um amigo esperando. Se os seus amigos não estiverem disponíveis, leve o seu cão, que certamente ficará feliz em sair para caminhar.

Programe o seu exercício

Mesmo que você não seja uma pessoa matinal, programe o exercício ao longo do dia, em um horário específico, e cumpra à risca. Trate o momento do exercício como uma consulta à qual você não pode faltar, ou como um evento super bacana que você jamais deixaria de ir.

Faça apenas o que você gosta

Se você odeia correr, procure uma atividade física diferente. Somos mais propensos a aderir a um exercício com regularidade se ele for prazeroso ao invés de ser visto como uma obrigação. Prefere dançar? Dance! Prefere jogar bola? Jogue!

Pense positivo

Você quer se exercitar para ficar cada vez melhor de saúde! Adaptar a atitude ajudará na sua motivação para se exercitar com regularidade.

Não precisa ser perfeito

Não se imponha um estresse excessivo. Não importa se um dia você consegue pedalar 30 quilômetros e no dia seguinte apenas oito. Faça o que pode a cada dia, viva um dia de cada vez. O importante é fazer sempre um pouquinho, de acordo com a sua condição física e disposição.

Divida os exercícios ao longo do dia

Você não precisa fazer uma hora de exercício. Para muitas pessoas esse tempo é demais de uma só vez. Divida o tempo do seu exercício físico em períodos menores, por exemplo, uma caminhada acelerada de dez minutos pela manhã, e vinte minutos de ioga à tarde.

Tenha consciência das razões para se exercitar

Saber exatamente por que você está se exercitando ajudará a colocar suas prioridades em ordem. Ter consciência de que o exercício pode ajudar você é uma excelente razão para praticar uma atividade física.

Estabeleça objetivos

Comece com exercícios simples e acumule força e resistência para alcançar pequenos objetivos de cada vez. Não exija demais de si, mas tenha uma ideia clara do que você gostaria de alcançar ajudará na sua motivação! Que tal colocar como objetivo cumprir uma prova de corrida de rua de 5km daqui um ano? Ou, apresentar sua dança em um festival? Ou ainda entrar para um time de futebol, vôlei, ou do que você gostar?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Amaury Baião

Amaury Baião

Amaury é professor de educação física formado em licenciatura plena pelas Faculdades ESEFAP. É técnico em musculação pela FEPAM, técnico em treinamento funcional pelo Instituto Mauro Guiselini e desde 2007 é personal trainer. É também coach de corrida para iniciantes e atletas. Se você curte atividades físicas, treinamento, musculação e dicas de alimentação, quer ficar informado sobre as corridas da região e adora um desafio, acompanhe a coluna Papo de Personal onde compartilharemos tudo sobre o mundo fitness. Bora movimentar-se!

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.