Pesquisar
Close this search box.

Como evitar lesões: os 6 exercícios mais perigosos da musculação

Treinador explica os riscos de realizar certos movimentos de maneira inadequada na academia

Saber como evitar lesões é fundamental para ter longevidade e conquistar um desenvolvimento saudável, seja qual for a sua modalidade esportiva favorita. E na musculação não é diferente. Apesar de ser uma atividade segura, feita em ambiente controlado e sem impactos, puxar e empurrar pesos na academia – sem orientação e acompanhamento profissional – pode ser perigoso.

“Baseado na minha experiência observo alguns exercícios que tendem a gerar mais lesões ou acidentes na academia. Sempre reforço atenção dos meus alunos”, conta o treinador e assessor esportivo, Amaury Baião.

Dessa maneira, para que as pessoas saibam como evitar lesões na academia, o especialista listou seis exercícios perigosos e que, caso não tenham orientação e acompanhamento de um profissional de educação física, podem provocar prejuízos para a saúde de quem os realiza

Confira:

Pull-Down

“É um exercício que há lesões, normalmente, porque o ombro trabalha bastante no seu nível de rotação máxima. E com carga demasiada é um dos que geram mais lesões, mesmo treinando de forma correta, tomem cuidado”, alerta.

Supino declinado

“Muitas academias não têm o banco para fazer supino declinado por conta de acidentes muito graves que aconteceram ao longo da história, em que o indivíduo não conseguiu subir a barra e ela entra em uma posição de estrangulamento. Minha sugestão é que iniciantes não façam esse exercício e que os mais preparados trabalhem o supino declinado com ajuda ou sem presilhas”, recomenda o treinador.

Remada curvada, terra e stiff

“São exercícios que, caso você exagere na carga e descuide da excelente forma, a chance de lesão é altíssima. Quando bem executados são fundamentais para o desenvolvimento do corpo, porém, eu sugiro extrema prudência para aumentar a carga”, conta Amaury.

Tríceps banco ou mergulho

É um exercício que também faz o ombro trabalhar em rotação demasiada e, pelo posicionamento das mãos, pode-se agravar as lesões. Sugiro colocar dois halteres paralelos ao seu corpo e executar o exercício segurando nesses halteres. Isso melhorará a pegada e diminuirá o risco de lesão.

Desenvolvimento posterior e puxadas na nuca

“São outros exemplos de exercícios que trabalham com uma rotação bem extrema dos nossos ombros. Vale muito mais a pena executarmos o desenvolvimento e a puxada pela frente, porque o grau de recrutamento das unidades motoras é basicamente o mesmo, não tendo diferença na prática dos níveis de hipertrofia”, conta o profissional.

Supino reto

“É um exercício extremamente seguro, onde as lesões se dão por conta do ego envolvido no exercício. As pessoas sempre tentam se desafiar e as vezes passam dos limites e acontecem casos de luxações de ombro e até rompimento de peitoral”, finaliza Amaury.

Até a próxima!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Amaury Baião

Amaury Baião

Amaury é professor de educação física formado em licenciatura plena pelas Faculdades ESEFAP. É técnico em musculação pela FEPAM, técnico em treinamento funcional pelo Instituto Mauro Guiselini e desde 2007 é personal trainer. É também coach de corrida para iniciantes e atletas. Se você curte atividades físicas, treinamento, musculação e dicas de alimentação, quer ficar informado sobre as corridas da região e adora um desafio, acompanhe a coluna Papo de Personal onde compartilharemos tudo sobre o mundo fitness. Bora movimentar-se!

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.