Pesquisar
Close this search box.

Tudo sobre Beach Tennis: história, regras e fundamentos

Fonte e fotos: esportelandia.com.br

Você conhece o Beach Tennis? Assim como o futebol de areia ou vôlei de praia, esse esporte é jogado na areia e se parece com uma mista entre tênis e badminton.

Estima-se que haja mais de 500 mil praticantes de Beach Tennis no mundo, muitos deles no Brasil.

Se você quer se juntar a essa turma ou simplesmente conhecer mais sobre o esporte, fique com a gente. Vamos explicar tudo sobre o Beach Tennis!

História do Beach Tennis

O Beach Tennis, ou tênis de praia, foi criado na Itália, nas praias de Ravenna, no início da década de 1990. Inicialmente, era uma atividade recreativa. A partir de 1996, as regras foram padronizadas pela Federação Internacional de Tênis (ITF) e o esporte começou um processo de profissionalização.

A chegada do Beach Tennis ao Brasil aconteceu em 2008, no Rio de Janeiro. Embora seja um esporte mais comumente praticado em praias, ele tem se propagado mesmo em cidades que não estão no litoral, como Belo Horizonte e Brasília.

No Brasil, o Beach Tennis é regulado pela Confederação Brasileira de Beach Tennis (CBBT). A entidade é responsável por organizar os principais campeonatos do esporte no país.

Saiba, a seguir, tudo o que você precisa sobre as regras do Beach Tennis!

Regras do Beach Tennis

As regras do Beach Tennis são reguladas pela Federação Internacional de Tênis (ITF). Algumas delas repetem o que é utilizado no tênis de quadra, mas há variações importantes, principalmente, quanto à pontuação e ao saque.

Quadra de Beach Tennis

As quadras de Beach Tennis devem ser retangulares, sempre com 16 metros de comprimento. Em jogos de duplas, a largura é de 8 metros. Já para as partidas de simples, a quadra passa a ter 4,5 metros de largura.

Ao contrário do tênis de quadra em que a rede encosta no chão, a rede de Beach Tennis fica suspensa, como no vôlei de praia. Sua altura deve ser de 1,7 metro tanto nos jogos de simples quanto de duplas.

Outra diferença em relação ao tênis é que a rede de Beach Tennis tem a mesma altura em toda a sua extensão, não sendo mais baixa no seu ponto central.

A rede de Beach Tennis deve ser de uma malha suficientemente pequena para assegurar que a bola não possa passar entre as suas tramas. Por isso, não é possível utilizar as redes de vôlei de praia também no Beach Tennis.

Pontuação no Beach Tennis

No Beach Tennis, a contagem dos pontos no tênis é feita por 15, 30, 40 e game. Ou seja:

  • Primeiro ponto: 15
  • Segundo ponto: 30
  • Terceiro ponto: 40
  • Quarto ponto: “game”

Não há vantagem caso os jogadores ou duplas empatem por 40 a 40. Quem fizer o próximo ponto vencerá o game. 

As partidas de simples são disputadas em melhor de 6 games e as de duplas em melhor de 9 games, com diferença de 2 games. 

Ou seja, em simples, para vencer um set, o jogador precisa vencer 6 games, com vantagem de dois games sobre o adversário (6/4, 6/3, 6/2, 6/1 ou 6/0). 

Se o set chegar ao empate por 5 a 5, ele terminará quando um jogador vencer 7 games (7/5). 

Contudo, se houver empate por 6 a 6, o set será decidido no game de desempate, conhecido como tie-break, com outro formato de contagem de pontos.

Já em duplas, é preciso vencer 9 games, também com a vantagem de dois games. O tie-break é disputado caso haja empate por 9 a 9.

O tie-break tem contagem de pontos diferente dos demais games do Beach Tennis. Os pontos são contados de um em um, e o vencedor será aquele que atingir 7 pontos primeiro, desde que haja dois pontos de vantagem (7/5, 7/4, 7/3, 7/2, 7/1 ou 7/0). 

Todavia, se o tie-break chegar ao empate por 6 a 6, o jogador ou a dupla vencedora será aquela que conseguir abrir dois pontos de vantagem sobre seu adversário.

Saque no Beach Tennis

No Beach Tennis, o sacador pode escolher qualquer lugar atrás da linha do fundo de quadra para executar o serviço. É proibido pisar na linha.

O saque pode ser efetuado livremente por cima ou por baixo, com exceção ao saque do homem durante o jogo de dupla mista, que deve ser efetuado sempre por baixo.

Não há segundo serviço ou duplas faltas como no tênis de quadra. Caso o sacador erre a tentativa de saque, será ponto do adversário. 

Outra diferença em relação ao tênis de quadra é a continuidade do jogo se a bola toca a rede no saque e passa para a quadra adversária. Ou seja, não há um let nessa situação.

Na devolução, o recebedor deve rebater a bola antes que ela toque o chão.

Equipamentos de Beach Tennis

Para jogar Beach Tennis, três equipamentos são fundamentais: a rede, a raquete e a bola.

Bola de Beach Tennis

As bolas usadas no Beach Tennis têm o mesmo e material daquelas que são utilizadas no tênis de quadra. Porém, há duas diferenças. Elas são 50% despressurizadas e são fabricadas em duas cores (amarela e laranja), para facilitar a visibilidade.

Raquete de Beach Tennis

No Beach Tennis, as raquetes não têm cordas e são feitas, geralmente, de carbono, kevlar e grafite.

A raquete deve ter no máximo 55 centímetros de comprimento e 30 centímetros de largura.

Rede de Beach Tennis

A rede de Beach Tennis deve ter 1,70 metro de altura em toda a sua extensão. 

É preciso que seja usada uma rede específica para o esporte, para que não haja o risco de a bola passar entre as malhas da rede, o que facilmente aconteceria se fossem usadas as mesmas redes do vôlei de praia.

Fundamentos de Beach Tennis

Os fundamentos do Beach Tennis são similares aos utilizados no tênis de quadra. Porém, há a diferença fundamental de que a bola não pode tocar o solo.

Para ser um bom jogador, é preciso dominar o saque, já que todos os pontos são iniciados com esse fundamento. Um bom serviço será determinante para dificultar a devolução do recebedor.

Na recepção do saque, os fundamentos mais utilizados são os voleios, tanto de forehand quanto de backhand. 

Ao longo da partida, também são comuns os lobs, para encobrir o adversário, e o drop-shot, para rebater uma bola curta próxima à rede.

Na devolução de um lob, o fundamento mais comum é o smash, sempre usado com o intuito de finalizar o ponto.

Como em todo esporte, à medida que em se ganha mais prática, os fundamentos do Beach Tennis são aprimorados e os jogos se tornam ainda mais divertidos.

Hoje em nossa cidade temos o Beach Tênis na Camap e em breve em dois novos pontos da cidade, fiquem ligados no Tupãense Notícias para mais informações.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Amaury Baião

Amaury Baião

Amaury é professor de educação física formado em licenciatura plena pelas Faculdades ESEFAP. É técnico em musculação pela FEPAM, técnico em treinamento funcional pelo Instituto Mauro Guiselini e desde 2007 é personal trainer. É também coach de corrida para iniciantes e atletas. Se você curte atividades físicas, treinamento, musculação e dicas de alimentação, quer ficar informado sobre as corridas da região e adora um desafio, acompanhe a coluna Papo de Personal onde compartilharemos tudo sobre o mundo fitness. Bora movimentar-se!

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.