Segundo o estudo Green is the New Black, da Nielsen Brasil, o mercado de produtos sustentáveis em Higiene & Beleza (H&B) ganhou relevância no faturamento das empresas e está cada vez mais presente no dia a dia das famílias brasileiras, em um ritmo de crescimento que está longe de desacelerar.
Isso porque o conceito de sustentabilidade mudou nos últimos anos. O que antes girava em torno apenas da preocupação com o meio ambiente, hoje permeia várias esferas: desde embalagens sustentáveis, ingredientes naturais, e até teste em animais.
No Brasil, ser sustentável sai do discurso do brasileiro e se torna cada vez mais um fator de decisão no momento de compra. O tema já está na lista das TOP 3 preocupações para mais de 32% da população. Os lares que declaram ter hábitos e atitudes sustentáveis já somam mais de 7 milhões no país e concentram 18,2% do faturamento de Higiene & Beleza.
“A indústria pode ter um papel ativo na conscientização e educação do seu consumidor. Esse mercado está crescendo, as empresas precisam estar atentas para decidirem se querem ser protagonistas ou seguidoras”, disse a líder da Indústria de Higiene & Beleza da Nielsen Brasil, Margareth Utimura.
Segundo o estudo, do total de lares sustentáveis no Brasil, 53,7% são compostos de 3 a 4 pessoas, 65,6% são mulheres e 3,8 milhões pertencem às classes econômicas A e B.
Na análise, a Nielsen apresenta ao mercado uma realidade, com o consumidor tendo características sustentáveis como definidoras da compra. Para isso, foram separadas por categorias: produtos que não são testados em animais (cruelty free); possuem ingredientes naturais e são veganos.
Entraram na lista as seguintes categorias: desodorante, sabonete, shampoo, cremes para pele (rosto e corpo), pós-shampoo, bronzeador/protetor solar, maquiagem, fio dental, creme dental e preservativos.
Na pesquisa, feita com apoio do painel online da Ebit|Nielsen, o consumidor declarou que os produtos mais comprados nestes grupos são shampoo.
ultimamente, a maquiagem vegana vem inovando esse mercado.
Você sabia que grande parte dos produtos cosméticos antes de chegar nas suas mãos, são testados em animais? Alguns animais são mantidos em cativeiro, para garantir que nenhum cliente sofra reação alérgica ou qualquer coisa do tipo. Ao perceber a problemática disso, alguns empreendedores começaram a investir na maquiagem vegana.
Logo depois, devido a pressão dos consumidores e diante dos protestos dos ativistas, muitas outras marcas transformaram sua mercadoria, dedicando-se também à produção cruelty free e
Vegana isto é, produtos que não possuem nenhum ingrediente que seja derivado de animais, como mel, leite ou gordura bovina.
Além disso, nesse meio tempo, também se popularizou no mercado as maquiagens orgânicas e naturais De forma que muitas pessoas acabam não entendendo que são fabricações diferentes e confundem o significado de cada uma delas. Tendo isso em vista, nós, do Área de Mulher, trouxemos em primeira mão o que cada uma delas representa.
Maquiagem Vegana
Essa alternativa é a que mais tem crescido dentro do mercado. Basicamente, a maquiagem vegana se dedica à produção completamente livre animais. Tanto nos ingredientes quanto nos testes em laboratório. Mas isso não impede que em sua composição tenha componentes químicos, como os tão temidos parabenos e petrolatos. Por isso, é tão importante checar a fórmula dos produtos, antes de compra-los.
Maquiagem Orgânica
Primeiramente, precisamos deixar claro que orgânico e vegano não são sinônimos. Muito menos orgânico. Mas isso, nós esclareceremos no tópico abaixo. Tendo isso em mente, podemos definir que para uma maquiagem ser considerada orgânica ela precisa que, no mínimo, 95% de sua matéria-prima seja orgânica. Ou seja, livre de químicos e agrotóxicos.
Porém, isso não significa que ele seja cruelty free ou que não contenha nenhum ingrediente derivado de animais. E vale lembrar também que, não é porque é orgânica que está tudo bem dormir com a make. Ela pode não ser tão agressiva quanto as outras, mas de qualquer forma, o melhor é remover tudo antes de ir para a cama.
Maquiagem natural
Afinal, o que faz um produto ser considerado natural? Assim como o anterior, é preciso que 95% de sua fórmula seja natural e os outros 5%, orgânicos. A maioria das marcas que são “naturais”, também são cruelty free. De qualquer forma, nem sempre é vegana, pois pode ser que contenham elementos derivados de animais, como cera de abelha ou gelatina. Em síntese, reforçamos como é importante sempre se atentar ao rótulo, pois tudo que você precisa saber, estará lá.
Por outro lado, não se engane! Um produto orgânico sempre é natural, mas um produto natural nem sempre é orgânico. De acordo com os especialistas, os ingredientes que não podem conter em uma maquiagem natural são:
- Amônia
- Conservantes sintéticos
- Corantes sintéticos
- Dietanolamidas
- Derivados do petróleo
- Derivados de propileno
- Fragrâncias sintéticas
- GMOs
- Silicone