Dicas para ceia de Natal: como não exagerar na celebração

Você não precisa deixar de saborear todas as delícias da ceia de Natal para não fugir da dieta.

Não há como negar que todas as delícias gastronômicas que compõem a ceia de Natal são algumas das responsáveis pela grande expectativa em relação à celebração. São tantos pratos doces e salgados típicos dessa época que resistir a todos eles se torna um desafio difícil de cumprir. Mas os exageros na comilança acabam desencadeando consequências, como ganho de peso e indigestão, apenas para citar os principais.

Dicas para ceia de Natal

E se você está achando que essa é uma missão impossível de cumprir e que exige grandes sacrifícios, calma! Você não precisa fechar a boca na ceia. Muito pelo contrário! Confira nossas dicas para se deliciar, sem sofrer com o peso na balança – e na consciência.

  • Não fique muito tempo sem comer

Sempre tem alguém que diz que vai ficar o dia todo sem comer, para “guardar espaço” para a hora da festa. Esse é um grande erro! O segredo é justamente manter o estômago abastecido para que não se chegue com tanta fome na ceia e assim devore tudo.

  • Equilibre o prato

Não deixe de comer todos os grupos de alimentos para montar um prato balanceado. Por isso, invista nos cereais integrais, legumes, verduras, uma carne (magra, de preferência) e um carboidrato. E dica extra: ao investir na salada, opte por temperos naturais e deixe de lado os molhos industrializados, ricos em sódio. O azeite de oliva é um grande aliado da saúde e confere um sabor especial ao prato.

  • Prefira as proteínas

As carnes magras são protagonistas dessa celebração, especialmente o peru e o chester. E elas são ótimas opções para a saúde, por serem fontes de proteínas, com um teor mais baixo de gordura ruim.

  • Aposte nas frutas secas

Itens como a uva-passa, o damasco, a tâmara e a ameixa estão presentes em diversos pratos típicos dessa época. Você pode até não ser fã de todas essas frutas secas, mas a verdade é que elas são ótimas para ajudar a manter a dieta em dia, uma vez que são ricas em fibras. Isso quer dizer que elas conferem saciedade e reduzem a compulsão por comida.

  • Beba bastante água

Durante as celebrações é normal optar pelo consumo de bebidas alcoólicas, mas isso não é desculpa para deixar de beber água. Pelo contrário! O álcool causa uma desidratação e, por isso, é essencial se manter hidratado. A água ainda ajuda a digerir todo o alimento e causa saciedade, o que é importante para comer menos.

  • Não exagere nos doces

Para algumas pessoas essa é a parte mais difícil de resistir. E tudo bem se render a um pedaço do seu doce favorito. O grande problema é o exagero. Uma boa alternativa é optar por consumir frutas da estação ou até mesmo um sorvete com baixo teor de gorduras.

  • Na medida do possível, mantenha sua rotina

Dezembro é um mês atípico, com mil festividades. Por isso, se sentir que passou da conta em uma festa, controle-se na seguinte. E procure manter a rotina de exercícios físicos, algo essencial para a manutenção do peso corporal.

  • Não exagere no álcool

Tudo bem beber uma taça ou outra, mas prefira uma taça de vinho, que é mais saudável, ou um espumante, que contém menos calorias. E mais uma vez: não deixe de se hidratar e não fique de estômago vazio, uma vez que isso faz com que o organismo absorva o álcool mais rapidamente.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Amaury Baião

Amaury Baião

Amaury é professor de educação física formado em licenciatura plena pelas Faculdades ESEFAP. É técnico em musculação pela FEPAM, técnico em treinamento funcional pelo Instituto Mauro Guiselini e desde 2007 é personal trainer. É também coach de corrida para iniciantes e atletas. Se você curte atividades físicas, treinamento, musculação e dicas de alimentação, quer ficar informado sobre as corridas da região e adora um desafio, acompanhe a coluna Papo de Personal onde compartilharemos tudo sobre o mundo fitness. Bora movimentar-se!

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.