Pesquisar
Close this search box.

Chumbinho e Mão Branca, você sabe do que se trata?

Para que um produto seja literalmente rotulado como raticida é preciso um longo caminho, que inclui pesquisa, testes de segurança e eficácia, licenças, registros e por fim comercialização dentro de normas especificas do Ministério da Saúde.

Substâncias como por exemplo o Aldicarbe, um agrotóxico de alta toxidade, apresentado em pequenas esferas na cor grafite, muito conhecido pelo nome de “chumbinho” e o Monofluoracetato de Sódio conhecido pelo nome de “mão branca”, tem a sua venda proibida no país.

O “chumbinho” e o “mão branca” tiveram a proibição de sua comercialização no país desde 2012 e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não concede registro ao “chumbinho” ou ao “mão branca” como raticida.

Ambos chegam aos domicílios do país, de forma clandestina e matam pessoas e animais todos os anos.

Por conta do desvio e ação criminosa de marginais que fracionam grandes embalagens e distribuem em pontos de vendas de forma precária com selos de autorização como se fossem licenciados.

Esses produtos não foram concebidos para controlar a população de ratos.

Os verdadeiros raticidas utilizados no país, seja por órgãos da saúde pública, ou empresas licenciadas, são extremamente seguros e seletivos.

Os produtos licenciados no Brasil para combater as populações de ratos dispõem de antidoto e ampla literatura para emergências médicas.

O problema é muito mais grave do que a simples comercialização de dois produtos não autorizados, já que pode responder criminalmente os envolvidos pela comercialização.

Normalmente os casos como o ocorrido em Avaré-SP no último mês de maio, não tem o final feliz.

Onde uma aluna do 5º ano de uma escola municipal, levou para a sala de aula um frasco com veneno granulado (chumbinho), pensando ser granulado de confeitaria e distribuiu o veneno para os colegas.

Quinze alunos com idade entre nove e 10 anos foram encaminhados para o pronto socorro de Avaré, após terem ingerido o veneno. Nem todos chegaram a engolir o granulado, mas de acordo com os pais, os 15 passaram por um processo de desintoxicação.

A mãe da aluna contou que a substância tóxica estava escondida na gaveta de um guarda-roupa e que não sabia que a filha havia levado o veneno para a escola.

Fica a torcida para que o cerco aos traficantes se feche e não haja novos acidentes causados por ingestão de substância química vendida clandestinamente de forma criminosa como falso raticida. Embora oficialmente banidos o “chumbinho” e o “mão branca” matam ratos, cães, gatos e seres humanos.

A comercialização desse tipo de produto é considerada crime inafiançável. Denuncie as autoridades.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Carlos Henrique Luques Ruiz

Carlos Henrique Luques Ruiz

Dr. Carlos Henrique Luques Ruiz - Advogado; Pós Graduado em Direito Tributário; Perito Contábil; Pós Graduado em Gestão Pública com ênfase em Cidades Inteligentes. Membro do Conselho Regional de Prerrogativas da 18ª Região da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.