Pesquisar
Close this search box.

Afinal, poda drástica é crime?

Certamente você já se deparou andando pela cidade com algumas árvores que são podadas, algumas ornamentalmente outras com a intuito de diminuir a copa para evitar entupimento de calhas, evitar que encoste nas fiações elétricas e até mesmo diminuir a queda de folhas pelas calçadas.

Mas você sabe qual o limite? Até onde você pode podar sua árvore?

Pois é, lamento informar que apesar de você ser o “tutor” da sua árvore, você não pode fazer com ela o que quiser, pois existe uma Lei Federal que trata deste assunto e digo mais, podar drasticamente uma árvore é CRIME AMBIENTAL, exatamente isso, você pode ser DETIDO ou CONDENADO A PAGAR MULTA.

Diante do desconhecimento desta Lei, resolvi tratar nesta matéria exclusivamente sobre esse artigo da Lei 9.605/98 que foi instituída em 12 de fevereiro de 1998 justamente para aplicar sanções penais e administrativas àqueles que praticam conduta ou atividades que lesem o meio ambiente.

O artigo 49 ratifica o crime ambiental cometido sobre as plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada:

Art. 49 – Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia:

Pena – detenção, de três meses a um ano, ou multa ou ambas as penas cumulativamente.

A lei é clara e objetiva, o cidadão que destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia, responderá a pena de detenção, de três meses a um ano, ou multa ou ambas as penas cumulativamente.

Logo, responderá criminalmente e administrativamente, tanto o contratante do serviço de poda como o profissional que o realizou, respondendo ambos pelo crime tipificado pelo Art.49 da Lei 9.605/98.

Por conceito, a poda drástica é aquela que remove mais que 30 % do volume da copa de uma árvore ou arbusto.

Esta mudança brusca na condição da planta causa um desequilíbrio entre superfície da copa (folhas com capacidade de fotossíntese e gemas dos ramos) e a superfície de absorção de água e nutrientes (raízes finas).

A reação da árvore será de recompor a folhagem original, emitindo rica brotação de novos galhos, como forma de garantir sua sobrevivência após um estresse sofrido pelo manejo excessivo de sua copa.

A reação de brotação deve ser entendida como uma desesperada medida de sobrevivência, com produção de flores, dos quais derivarão frutos e, finalmente, a semente, tão necessária para a produção de descendentes.

É desta reação natural das árvores podadas de forma drástica, surgiu a equivocada noção de que a poda “revitaliza” o vegetal.

As árvores não dependem da poda anual para viverem; ao contrário, as pessoas é que se beneficiam de alguma ou outra forma com as podas, sem considerar a vitalidade da planta.

Quando rebrotam, os galhos desenvolvem-se em número muito maior que anteriormente, pois cada galho podado dá origem a vários outros. Estes crescem desordenadamente, dando um aspecto envassourado à copa da árvore, que fica artificializada e repleta de lesões e necroses nos galhos, comprometendo a vitalidade a médio prazo, e impondo riscos inevitáveis às pessoas e bens materiais, como queda súbita de galhos.

É necessário destacar a importância das árvores para a cidade como: elevar a permeabilidade do solo e controlar a temperatura e a umidade do ar; interceptar a água da chuva; proporcionar sombra; funcionar como corredor ecológico; agir como barreira contra ventos, ruídos e alta luminosidade; diminuir a poluição do ar; sequestrar e armazenar carbono; bem-estar psicológico; atração de avifauna; melhoria na qualidade de vida; entre outros benefícios.

Por fim, a prática da poda drástica infringe o artigo 49 da Lei Federal n° 9605/98 (Lei dos Crimes Ambientais): cuja Pena é de detenção de três meses a um ano, ou multa que varia de R$ 100,00 a R$ 1.000,00 por árvore, conforme previsto no artigo 56 do Decreto Federal nº 6.514/2008, respondendo tanto quem contratou o serviço como quem efetuou a poda.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Carlos Henrique Luques Ruiz

Carlos Henrique Luques Ruiz

Dr. Carlos Henrique Luques Ruiz - Advogado; Pós Graduado em Direito Tributário; Perito Contábil; Pós Graduado em Gestão Pública com ênfase em Cidades Inteligentes. Membro do Conselho Regional de Prerrogativas da 18ª Região da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.