6 atividades físicas ao ar livre para sair do sedentarismo

Além de uma boa opção para quem não é fã de academia, a atividade ao ar livre pode ser feita a qualquer hora e proporciona inúmeros benefícios.

Já tem algum tempo que atividade física não é mais apenas sinônimo de perda de peso. Deixar o sedentarismo de lado reduz o risco de diversas doenças, traz mais condicionamento físico e disposição, aumenta a oxigenação cerebral, previne o estresse, a ansiedade e, até mesmo, a depressão.

Alguns estudos recentes ainda apontam que atividades físicas regulares otimizam a memória. Quando o exercício é feito ao ar livre, os benefícios são ainda maiores!

Além de proporcionar o contato com a natureza, atividades físicas ao ar livre podem ser mais agradáveis e motivadoras, o que traz aquela sensação gostosa de felicidade e calma no pós-treino.

“Bastam cinco minutos de exercício físico junto à natureza
para melhorar o humor e a autoestima”

O treino ao ar livre pode ser inclusive mais saudável e eficiente. As atividades aumentam a atenção e o foco, e ajudam a sintetizar vitamina D. O terreno irregular, a variação de temperatura e a resistência do vento fazem com que o corpo gaste mais energia.

Outro benefício é que com os exercícios ao ar livre não há rotina e, muitas vezes, é tão prazeroso que se perde a noção do tempo e a atividade se torna mais duradoura.

No entanto, é importante haver uma regularidade na prática dos exercícios. A regularidade é importante tanto para evitar lesões quanto para conseguir os resultados desejados.

O ideal é começar devagar, sem exageros para não sobrecarregar o corpo e ir aumentando a intensidade de acordo com os treinos. No caso das atividades ao ar livre, ainda é importante evitar os horários mais quentes, usar roupas adequadas, filtro solar e hidratar-se sempre!

As opções para esse tipo de atividades são inúmeras e para todos os gostos – para os mais calmos, para os mais agitados, para quem gosta de esporte, para quem deseja interagir com outras pessoas… e o melhor: Você não gasta nada para praticar.

Confira abaixo seis opções de atividade físicas ao ar livre para sair do sedentarismo

  1. Yoga

    A palavra “yoga” tem origem no sânscrito (Yuj) e significa “unir e “integrar”. A atividade harmoniza o corpo com a mente e a respiração através de técnicas de respiração, posturas de yoga e meditação. Além disso, a yoga trabalha força, equilíbrio, músculos e alongamento, trazendo bem-estar, paz interior e qualidade de vida.

  2. Caminhada

    É uma atividade democrática, pois dá para fazer sozinho ou acompanhado, onde quiser e no seu ritmo. Qualquer um pode começar a caminhar e a qualquer momento, basta ter um tênis confortável e adequado. A dica é prestar atenção à postura para evitar dores.

  3. Corrida

    A atividade, que vem ganhando cada vez mais adeptos, é uma das mais completas em benefícios para a saúde e boa forma. Além de prazerosa e relaxante, também pode ser praticada a qualquer hora e em diversos lugares.

  4. Circuito funcional

    São diferentes exercícios feitos em sequência e que misturam aeróbica e trabalho muscular. Além de ser dinâmico, o circuito funcional é uma boa opção para quem busca resultados de academia, mas sem “puxar ferro”. A atividade também é ideal para quem não tem muito tempo disponível, pois o circuito pode durar 30 minutos dependendo do treino.

  5. Bike, patins e skate

    Têm aquele gostinho de infância, dão uma sensação incrível de liberdade e são muito divertidos e relaxantes. Mas não pode esquecer dos equipamentos de segurança!

  6. Slackline

    Outra prática que vem ganhando muitos adeptos, principalmente em parques– a atividade parece que foi feita para o contato com a natureza. No início não é fácil ir do começo ao fim da fita sem cair, mas a diversão está justamente em tentar! Dentre os benefícios estão a melhora do equilíbrio, postura e concentração, além de aumentar a força e diminuir o estresse.

Agora é só escolher a sua atividade preferida e aproveitar!

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Sobre o autor

Amaury Baião

Amaury Baião

Amaury é professor de educação física formado em licenciatura plena pelas Faculdades ESEFAP. É técnico em musculação pela FEPAM, técnico em treinamento funcional pelo Instituto Mauro Guiselini e desde 2007 é personal trainer. É também coach de corrida para iniciantes e atletas. Se você curte atividades físicas, treinamento, musculação e dicas de alimentação, quer ficar informado sobre as corridas da região e adora um desafio, acompanhe a coluna Papo de Personal onde compartilharemos tudo sobre o mundo fitness. Bora movimentar-se!

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