Pesquisar
Close this search box.

Conheça o Beach Tennis, esporte que invadiu as praias e campinhos do Brasil

A modaldade está conquistando quem adora exercícios ao ar livre

Você já ouviu falar em Beach Tennis? Se nunca ouviu, com certeza já deve ter visto em alguma praia ou campinho de areia uma rede, como a de vôlei, e duas duplas jogando com raquetes e uma bolinha parecida com a de tênis e se preguntado o que seria aquela atividade.

Pois é, o Beach Tennis é uma modalidade que mistura vôlei de praia, tênis e badminton, o esporte invadiu as praias e campinhos aqui do Brasil. Ficou curioso para saber um pouco mais sobre essa prática que traz como benefício um corpo torneado, bronzeado, e ainda muita diversão?

Então vem com a gente conferir o post de hoje e ficar por dentro de tudo!

Mas afinal, o que é Beach Tennis?

O Beach Tennis surgiu na Itália, na década de 80, e só chegou ao Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro em 2008. 

A modalidade que vem ganhando espaço em todo o litoral e clubes do Brasil é uma mistura de vôlei de praia, já que é jogado em dupla e o ponto é marcado quando a bola toca o “chão” do adversário, badminton, por conta da altura da rede que é de 1,70 e o tênis, já que a partida se divide em até três sets com seis games cada um.

Para quem não tem intimidade com nenhum desses esportes, a ótima notícias é que a técnica do Beach Tennis não é tão difícil assim.

Para praticar a modalidade é só segurar a raquete (específica para a atividade) na altura do rosto e tentar passar a bola, de uma vez, por cima da rede.

Vantagens de praticar Beach Tennis

Se não bastasse ser uma atividade superdivertida, o Beach Tennis queima centenas de calorias, cerca de 600 por hora, fortalece as pernas, já que o esforço que se faz ao correr na areia é bem maior. Além disso, a prática tonifica os braços e o abdômen, ao mesmo tempo que desafia seu fôlego, e amortece o impacto nas articulações.

Sem falar que tudo isso vem acompanhado ainda de uma bela paisagem, seja a beira mar ou mesmo no clube, curtindo um solzinho e respirando um ar fresco.

Dicas para jogar Beach tennis

  • Raquetes e bolinhas

Você pode até pensar que podem ser parecidas com a do tênis, mas são completamente diferentes. As raquetes de Beach Tennis não têm cordas e são feitas geralmente de carbono, kevlar e grafite. Já as bolinhas são despressurizadas (soft), ou seja, mais murchas. A rede é como no vôlei e a altura oficial é de 1,70 metros.

  • Medidas oficiais da quadra

Se você se animou com o Beach Tennis e pensa em começar a treinar e até mesmo ter uma quadrinha em casa, as medidas oficiais e padronizadas no mundo inteiro são:
– 16 metros x 5 metros – Jogos simples (com um só jogador);
– 16 metros x 8 metros – Jogos em duplas;
– Altura da rede de Beach Tennis: 1,70 metros (ou 170cm).

  • O saque é feito de qualquer lugar

Diferente do tênis, no Beach Tennis você pode escolher onde quer executar o seu saque, contanto que seja feito atrás da linha de fundo. Ao sacar, caso a bolinha ‘queime’ na fita, ao encostar, o jogo continua normalmente. Mas, caso você erre o saque e a bola fique na rede, não há segundo serviço e o ponto é do rival.

  • Marcação de Pontos

A pontuação do Beach Tennis é parecida com a do tênis: 15 / 30 / 40. A diferença é que existe vantagem. Ao chegar nos 40 iguais, quem fizer o próximo ponto ganha. Já a quantidade de games geralmente é feito em seis games para partidas de simples e nove para duplas, mas tudo pode variar de acordo com a organização. E no tie-break vence quem fizer sete pontos com diferença de dois pontos.

O que não é permitido no Beach Tennis

– Encostar a raquete na rede dá ponto ao rival;
– Pisar dentro da quadra antes de executar o saque;
– Na hora do saque não é permitido correr, saltar e sacar, como no tênis.

Glossário de movimentos do Beach Tennis

Confira os principais movimentos que fazem parte da técnica do Beach Tennis

Saque: Fundamental para dificultar que o adversário retorne a bola para você.

Voleio forehand: golpe executado movimentando a raquete com a palma da mão virada para frente.

Voleio backhand: golpe em que a bola é batida com as costas da mão na raquete e de frente para a bola no momento do contato.

Os voleios, além de serem movimentos executados para devolver o saque também são usados durante a partida e podem variar entre:

Lob: bola longa que passa por cima do adversário.

Drop-shot: que é aquela bola curta, bem próxima à rede.

Smash: Muito usado para “matar o ponto”, a famosa cortada.

Viu só como jogar Beach Tennis não é tão difícil assim? E além de ser um esporte com diversos benefícios para a saúde, é uma atividade prazerosa que combina exercício físico ao ar livre.

Então agora que você já sabe um pouco mais sobre essa modalidade, pegue sua raquete, bolinhas e vá para areia o quanto antes se divertir!

Na Camap em breve começarão as aulas, informações comigo, Amaury Baião que assina essa matéria.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Amaury Baião

Amaury Baião

Amaury é professor de educação física formado em licenciatura plena pelas Faculdades ESEFAP. É técnico em musculação pela FEPAM, técnico em treinamento funcional pelo Instituto Mauro Guiselini e desde 2007 é personal trainer. É também coach de corrida para iniciantes e atletas. Se você curte atividades físicas, treinamento, musculação e dicas de alimentação, quer ficar informado sobre as corridas da região e adora um desafio, acompanhe a coluna Papo de Personal onde compartilharemos tudo sobre o mundo fitness. Bora movimentar-se!

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.