Entenda a importância da atividade física no inverno

A temperatura é uma variável crítica na saúde e na doença. A restrição da temperatura central do corpo humano dentro de um grau ou dois de 37 °C, que é a temperatura ideal para a função celular normal, ocorre de três maneiras.

Entenda porque é recomendável praticar e incentivar atividade física no inverno!

Temperatura Corporal

O primeiro é o clima estável, que mantém as temperaturas na maior parte da superfície do planeta Terra dentro de uma faixa compatível com a vida humana.

O segundo é o sistema nervoso autônomo, que reage de maneira robusta aos desafios térmicos, orquestrando um conjunto complexo de respostas neurais abaixo do nível da percepção consciente.

As respostas autonômicas ao estresse pelo frio incluem vasoconstrição cutânea para reter o calor corporal, bem como a termogênese metabólica e de tremores.

As respostas autonômicas ao estresse térmico incluem vasodilatação cutânea, que libera o calor pela perda de calor radiante e convectiva e sudorese, que libera o calor por evaporação.

O terceiro e talvez menos previsível é o comportamento humano, que responde ao estímulo sensório térmico, buscando calor ou frescor, mas que também é responsável por levar as pessoas a situações de estresse pelo frio ou pelo calor.

Benefícios da atividade física no inverno

Desta forma, nós sabemos que com a chegada do inverno as queixas de dor são mais frequentes. Alguns fatores que contribuem para o aumento da dor no inverno são:

  • Aumento da tensão das fibras musculares;
  • Contração dos vasos sanguíneos;
  • Dificultando a irrigação sanguínea;
  • Também a redução da lubrificação da articulação, como citado acima.

Os nossos músculos se contraem para tentar aumentar a produção de calor, desta forma, aumentando a tensão nas fibras musculares.

A vasconstrição periférica é feita, pois, os vasos sanguíneos da região periférica se contraem e direcionam o sangue para o tronco, a fim de manter a temperatura favorável aos nossos órgãos vitais (coração, pulmão, cérebro e também os órgãos abdominais).

Desta forma, os músculos recebem um aporte menor de sangue, causando uma maior sensibilidade a dor.

O frio é responsável por provocar o espessamento do liquido responsável pela lubrificação das nossas articulações, gerando limitação e dor durante todo o arco de movimento.

É muito comum as pessoas deixarem de praticar atividade física no inverno durante. O que acaba acentuando as dores e rigidez muscular. Por isso é muito importante manter seus hábitos saudáveis.

Outro ponto que devemos citar é que pode-se desencadear crises depressivas durante esta estação do ano, devido aos dias nublados e cinzentos.

A estimativa é de que, em países onde o inverno é bastante rigoroso e com dias de pouca luminosidade, cerca de 10% da população desenvolva a depressão de inverno, ou depressão sazonal.

Já em países com temperaturas amenas no inverno, como o Brasil, por exemplo, o mal atinge 1% da população. Embora a incidência de casos seja maior em países com invernos rigorosos, é preciso atentar para os sintomas, principalmente se forem recorrentes.

Por isso, precisamos incentivar ainda mais a prática de atividade física no inverno, para prevenir o surgimento ou a acentuação de sintomas musculoesqueléticos, bem como a propensão de sintomas depressivos.

Pilates: uma ótima opção de atividade física

Podemos destacar o Pilates como uma ótima atividade para enfrentar os dias frios e trabalhar o corpo e mente como um todo.

O alongamento que o Pilates proporciona aos seus praticantes, ajuda a manter o alongamento da fibra muscular, diminuindo a tensão deles durante o inverno. Além do mais, proporciona consciência corporal, força muscular, melhora da capacidade respiratória e também uma sensação de bem estar.

Os maiores benefícios do Pilates são, fortalecimento ósseo e muscular, aumento da mobilidade e flexibilidade, melhora da postura, disposição, concentração, melhora da auto estima, imagem corporal, redução de medidas e consequentemente bem estar.

Todos os exercícios praticados no Pilates, proporcionam resultados eficazes para o desgaste das articulações. É indicado para pessoas de todas as idades, pois seus exercícios são de baixo impacto, com poucas repetições, conforme a necessidade de cada pessoa.

Uma grande vantagem de praticar o Pilates no inverno é a prevenção de gripes, resfriados e vários problemas respiratórios, porque melhora o sistema imunológico.

Mais Benefícios:

  • Alivio do estresse;
  • Redução da irritabilidade;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Maior capacidade cardiorrespiratória;
  • Melhora disposição, qualidade de vida e o condicionamento físico
  • Estimulo a memória e coordenação motora;
  • Relaxamento;
  • Redução do risco de desenvolver outras doenças.

Algumas dicas de exercícios para o inverno

Primeiro, precisamos aquecer todas nossas articulações, justamente para liberar o liquido sinovial, e reduzir as chances de crises dolorosas durante qualquer atividade física no inverno.

Concluindo

A pratica de atividade física no inverno é um ótimo aliado para o aumento da temperatura corporal. É preciso movimentar-se, seja com alongamentos, corridas, caminhadas, academias, bike, patins ou Pilates.

Minha dica de hoje é, mantenha-se sempre ativo, com o corpo saudável, praticando sempre alguma atividade, para manter a mente e o corpo são.

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Sobre o autor

Amaury Baião

Amaury Baião

Amaury é professor de educação física formado em licenciatura plena pelas Faculdades ESEFAP. É técnico em musculação pela FEPAM, técnico em treinamento funcional pelo Instituto Mauro Guiselini e desde 2007 é personal trainer. É também coach de corrida para iniciantes e atletas. Se você curte atividades físicas, treinamento, musculação e dicas de alimentação, quer ficar informado sobre as corridas da região e adora um desafio, acompanhe a coluna Papo de Personal onde compartilharemos tudo sobre o mundo fitness. Bora movimentar-se!

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