Pesquisar
Close this search box.

Rio Tietê é limpo no interior

Você sabia que a nascente do rio Tietê fica a 22 quilômetros do Oceano Atlântico? Que ao invés dele correr para o mar, como a maioria dos rios, ele vem sentido inverso, correndo em direção ao interior? Que ele tem cerca de 1.150 quilômetros de extensão? Que o rio tem 40% do seu volume ocupado por esgoto com 0% de oxigênio? Que ele reúne em suas cabeceiras mais de 50 espécies de peixes? Sabia que o Tietê não é sujo por todo o Estado? Pelo contrário, ele é poluído apenas na região metropolitana da Capital paulista. Vamos a mais informações sobre esse rio que é tão importante para o Estado de São Paulo.

O rio Tietê vem da língua tupi e significa “rio verdadeiro” ou “águas verdadeiras”. Sua nascente está localizada na cidade de Salesópolis, em plena Serra do Mar. Ele corre na direção sudeste-noroeste, desaguando na barragem do Jupiá, no rio Paraná, que faz a divisa entre o Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

O ponto mais próximo de Tupã, onde se pode ver o rio, está no município de Barbosa, a 115 km de distância.

Usinas hidrelétricas

O percurso do rio passa por 62 cidades e doze delas abrigam barragens, que produzem energia para o Estado. Entre elas estão: A Barragem da Usina Parque de Salesópolis (Salesópolis), Usina Hidrelétrica Edgard de Sousa (Santana de Parnaíba),Barragem de Pirapora de Bom Jesus (Pirapora do Bom Jesus), Barragem de Rasgão (Pirapora do Bom Jesus), Barragem Laras (Laranjal Paulista), Barragem de Anhembi (Anhembi), Barragem de Barra Bonita (Barra Bonita), Barragem de Bariri (Bariri), Barragem Ibitinga (entre Borborema, Ibitinga e Iacanga), Usina Hidrelétrica Mário Lopes Leão (Promissão e Avanhandava), Barragem Três Irmãos (Ilha Solteira e canal até Pereira Barreto) e U. H. E. Nova Avanhandava (Buritama).

Turismo

Em alguns pontos do rio, os municípios aproveitam ele como ponto turístico, um exemplo é Barbosa, onde há uma praia para os visitantes e moradores se divertirem. Em Salto também tem uma cachoeira. Já Barra Bonita possui o Memorial do Rio Tietê e passeios de barco por ele.

Poluição

Dos 34 municípios que fazem parte da região metropolitana de São Paulo, 19 não fazem tratamento de esgoto e este é lançado diretamente nos córregos e rios que deságuam no Tietê. Diariamente, 690 toneladas de esgoto são lançadas no rio mais importante do Estado.

Apenas os cidadãos podem modificar esta situação. Basta cada um fazer a sua parte com boas ações para a preservação do meio ambiente. Nunca jogue lixo no rio.

Assista ao vídeo com lindas imagens do rio Tietê:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Verena Raymundo

Verena Raymundo

Jornalista de formação e viajante por paixão. Para você que gosta de conhecer novas culturas e lugares diferentes, essa é a coluna certa. Vou compartilhar dicas de destinos que possam agregar diversão e conhecimento. Vamos embarcar nesta viagem? Vem comigo!

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.