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Quero uma bicicleta, mas qual comprar?

Minha altura e meu peso vão definir

Existe diferença entre tamanho de quadro? Qual tamanho de quadro devo usar? Estas são duas perguntas recorrentes para alguns praticantes do ciclismo, principalmente para os iniciantes.

Com a tecnologia oferecida atualmente pelos diversos fabricantes do meio, cada vez mais a bicicleta se torna o que muitos ciclistas descrevem: a extensão do corpo.

No entanto, para isto, é necessário que se tenha em mente alguns aspectos, a fim de ajustar a bicicleta às suas preferências e necessidades.

O tamanho de quadro utilizado é de extrema importância para que você tenha conforto, desempenho e segurança.

Podemos comparar este aspecto com a compra de uma peça do vestuário: se você comprar uma camiseta muito pequena, ela vai lhe apertar, causando desconforto e limitando sua mobilidade.

Portanto, uma bicicleta com o tamanho ideal não vai lhe proporcionar apenas uma posição de pilotagem diferente, mas ergonomia, conforto, segurança e rendimento.

Unidades e tamanhos

Geralmente o tamanho do quadro da bicicleta é expressado em polegadas ou centímetros. No caso do modelos para Mountain Bike, esta medida é encontrada pela distância do eixo do movimento central (onde é preso o pedivela) ao final do tubo vertical onde é inserido o canote/selim.

O mais comum é encontrar estas medidas numéricas em polegadas. São elas:

  • 15″ ;
  • 16″;
  • 17″;
  • 18″;
  • 19″;
  • 21″.

Pode haver variações de fabricante para fabricante, como por exemplo o tamanho de quadro 15,5″. Alguns fabricantes podem também oferecer quadros maiores, como 23″, que em alguns casos é comercializado mediante encomenda.

Já para as bicicletas Speed (ciclismo de estrada), as medidas são encontradas pela distância entre o eixo do movimento central (onde é preso o pedivela) até o ponto central de intersecção entre os tubos vertical (onde é inserido o canote/selim) e o tubo horizontal (popularmente conhecido por “varão”), ou, até o final do tubo vertical, variando de acordo com o fabricante. Os tamanhos são expressados em centímetros e partem de 46cm até cerca de 65cm.

Além dos tamanhos das unidades de medida em polegadas e centímetros, alguns quadros de Mountain Bike ainda podem ter a medida universal representada pelas letras “S”, “M”, “L” e “XL”, onde:

  • “S” (small – pequeno em inglês) representa os quadros de tamanho 15 à 16″;
  • “M” (medium – médio em inglês) representa os quadros de tamanho 17 à 18″;
  • “L” (large – grande em inglês) representa os quadros de tamanho 19″;
  • “XL” (extra large – extra grande em inglês) representa os quadros de tamanho 21″.

Estas siglas também podem ser utilizadas nos quadros Speed, porém variam de acordo com o fabricante.

Mas como saber qual é o tamanho ideal?

Indicadores

Há dois indicadores para encontrar o tamanho de quadro ideal. O primeiro, que não é muito utilizado de forma individual, pois raramente produz um resultado absoluto, é a medida do cavalo, que é estabelecida através da distância dos pés até o meio das pernas, conforme demonstrado na imagem abaixo:

Esta medida é o tamanho do cavalo. No entanto, como tem fatores de conversão variáveis, além de produzir um resultado aproximado, não é amplamente utilizado no mercado.

Para encontrar o tamanho de quadro ideal utilizando a medida do cavalo, é recomendada a contratação de um Fitter, profissional que realiza o Bike Fit, procedimento que consiste em montar uma bicicleta considerando todas as medidas, funcionando como um alfaiate ao confeccionar uma roupa sob medida.

O outro indicador e o mais utilizado atualmente para definir o tamanho de quadro ideal é a altura do ciclista. É preciso lembrar que as medidas de quadro de bicicletas de Mountain Bike e Speed (ciclismo de estrada) são diferentes, portanto, as combinações são diferentes.

Para as bicicletas de Mountain Bike, considerar:

  • Altura do ciclista: 1,65 até 1,71m – Tamanho de quadro 15″ ou 16″ (S);
  • Altura do ciclista: 1,72 até 1,76m – Tamanho de quadro 17″ ou 18″ (M);
  • Altura do ciclista: 1,77 até 1,82m – Tamanho de quadro 19″ (L);
  • Altura do ciclista: 1,83 até 1,90 ou mais – Tamanho de quadro 21″ (XL).

Veja a imagem abaixo:

Se a sua altura está nos extremos de cada tamanho, entre 1,70 e 1,72 metros por exemplo, você deve considerar o tipo de pilotagem que prefere. Se o seu estilo de pilotagem é mais agressivo, ágil e você procura um controle maior sobre a bicicleta, escolha o tamanho menor. Já se você está em busca de mais estabilidade, velocidade e até rendimento, opte pelo quadro maior.

Para bicicletas de Speed (ciclismo de estrada), considerar:

  • Altura do ciclista: 1,50 até 1,60m – Tamanho de quadro 46 até 50 cm;
  • Altura do ciclista: 1,60 até 1,70m – Tamanho de quadro 50 até 53 cm;
  • Altura do ciclista: 1,70 até 1,80m – Tamanho de quadro 53 até 56 cm;
  • Altura do ciclista: 1,80 até 1,90m – Tamanho de quadro 56 até 59 cm;
  • Altura do ciclista: 1,90 até 2,00m – Tamanho de quadro 59 até 63 cm;
  • Altura do ciclista: 2,00m ou mais – Tamanho de quadro 63 ou maior.

Veja a imagem abaixo:

Compatibilidade

Deve-se considerar também a compatibilidade do quadro com seus outros componentes, como garfo e rodas. Isso não quer dizer que um quadro 19″ vai suportar uma roda aro 29 e um quadro 15″ não, mas é preciso conferir se estes foram desenvolvidos para uso com determinados equipamentos.

Conclusão

A melhor forma de encontrar a bike que atende absolutamente às suas necessidades é procurar um Fitter que é a pessoa que vai ter ajudar a realizar um Bike fit.

Este profissional estará apto para ajustar a sua bike de acordo com as suas características físicas, deixando seu equipamento “sob medida”.

Alternativamente, existem ferramentas para auxiliar nesta questão. A estatura do ciclista é um indicativo comumente utilizado no mercado, pois produz um resultado eficiente. Para cada tamanho de quadro relaciona-se um intervalo de altura.

Você pode tomar estes indicadores como base, procurando levar em consideração todos os fatores envolvidos na prática do ciclismo, como qual modalidade você pretende praticar, qual seu estilo de pilotagem, o que você procura e que resultados espera do seu equipamento, sem deixar de lado as questões de segurança e conforto.

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Sobre o autor

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Amaury Baião

Amaury é professor de educação física formado em licenciatura plena pelas Faculdades ESEFAP. É técnico em musculação pela FEPAM, técnico em treinamento funcional pelo Instituto Mauro Guiselini e desde 2007 é personal trainer. É também coach de corrida para iniciantes e atletas. Se você curte atividades físicas, treinamento, musculação e dicas de alimentação, quer ficar informado sobre as corridas da região e adora um desafio, acompanhe a coluna Papo de Personal onde compartilharemos tudo sobre o mundo fitness. Bora movimentar-se!

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