Pesquisar
Close this search box.

Quem acha que musculação só serve para deixar o corpo mais bonito está muito enganado

A ideia de que a musculação serve apenas para deixar o corpo mais bonito é uma visão bastante restrita. São vários outros benefícios e nós vamos mostrar 6 deles

A maioria das pessoas relaciona a musculação com benefícios como desenvolvimento muscular e perda de peso. Elas não estão erradas, como você deve bem saber, mas a musculação oferece muito mais do que isso.

São vários os benefícios e muita gente nem sabe. É por isso que levantar pesos é uma boa inclusive para quem não quer ficar musculoso ou que já tenha um índice de gordura corporal baixo.

Quer conhecer alguns outros benefícios da musculação? Então se liga:

1- Saúde cardiovascular

Quando você puxa ferro, especialmente em treinos com muito volume e intensidade e pouco descanso, obriga seu coração a trabalhar pesado. Além disso, a contração muscular, você sabe, provoca vasodilatação.

Tudo isso aumenta consideravelmente o fluxo sanguíneo e diminui a pressão arterial, favorecendo a saúde do sistema cardiovascular e ajudando na prevenção de doenças.

Há, inclusive, alguns estudos que comprovam os benefícios da musculação para a saúde cardíaca.

2- Densidade óssea

Este é mais um benefício cientificamente comprovado e que pouca gente conhece: a musculação aumenta a densidade óssea.

E isso é ótimo, porque diminui o risco de fraturas e evita problemas como a osteoporose, bastante comum na terceira idade, especialmente em pessoas pouco ativas fisicamente.

Neste caso, entretanto, apenas musculação não basta – a alimentação é fundamental, já que a saúde dos ossos depende de vários nutrientes, em especial o cálcio e a vitamina D.

3- Prevenção do diabetes

Um estilo de vida saudável, com boa alimentação e prática regular de exercícios comprovadamente ajuda a prevenir e reverter o diabetes do tipo 2.

É um fato que, quanto mais você trabalha os seus músculos, menos resistente à insulina você se torna e suas células se tornam capazes de usar a glicose de forma muito mais efetiva.

A musculação ainda ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle, já que durante o exercício a liberação de insulina aumenta, afim justamente de utilizar a glicose sanguínea.

Aqui também, claro, uma boa alimentação junto com o exercício é fundamental.

4- Vida sexual

Não é difícil imaginar porque a musculação é capaz de melhorar a vida sexual dos atletas, né?

A musculação favorece a liberação de testosterona, hormônio essencial para a manutenção da libido e várias outras funções relacionadas ao desempenho sexual.

Além disso, a musculação ainda ajuda a manter um corpo mais bonito e com maior capacidade atlética, melhora o humor e aumenta os níveis de energia.

Tudo isso vai, indiscutivelmente, afetar de forma positiva a sua vida sexual.

5- Antidepressivo

A depressão é um problema de saúde sério e bastante comum. Em muitos casos, exige o uso de medicamentos e acompanhamento médico rigoroso.

Obviamente, a musculação não substitui isso, mas é uma poderosa ferramenta para evitar e combater o problema.

O exercício físico libera endorfina, hormônio que causa sensação de bem-estar. Isso ajuda a reduzir desequilíbrios químicos do cérebro que causam a depressão.

Em quadros de depressão leves, o esporte pode sim ser a solução. E, mesmo em quadros mais sérios, pode diminuir a quantidade de medicamento necessário.

6- Qualidade do sono

São vários os estudos que mostram que a musculação proporciona aumento na qualidade do sono – e, claro, dias com muito mais disposição.

Isso vale principalmente para quem treina durante o dia, já que o treino pouco antes da hora de dormir pode ter o efeito inverso.

O fato é que a musculação diminui o stress e a ansiedade que, junto com o cansaço físico, favorecem uma boa noite de sono – e ajuda a pegar no sono mais facilmente.

Há, inclusive, estudos que mostram como a prática diária de exercícios pode ser uma das soluções para quem sofre de insônia.

Como resultado de um sono de melhor qualidade, estão impactos positivos no humor, maior nível de energia e disposição ao longo do dia, sensação de bem-estar e boa saúde de forma geral.

Tá vendo como quem fala que musculação é só para gente vaidosa está completamente enganado? Musculação é vida! 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Amaury Baião

Amaury Baião

Amaury é professor de educação física formado em licenciatura plena pelas Faculdades ESEFAP. É técnico em musculação pela FEPAM, técnico em treinamento funcional pelo Instituto Mauro Guiselini e desde 2007 é personal trainer. É também coach de corrida para iniciantes e atletas. Se você curte atividades físicas, treinamento, musculação e dicas de alimentação, quer ficar informado sobre as corridas da região e adora um desafio, acompanhe a coluna Papo de Personal onde compartilharemos tudo sobre o mundo fitness. Bora movimentar-se!

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.