Pesquisar
Close this search box.

4 esportes que ganham novos adeptos no Brasil

Sem sombra de dúvidas, o futebol é o esporte mais assistido e praticado em terras tupiniquins. Qual criança não sonha em ser um grande jogador de futebol? Mas, outros esportes antes inacessíveis ganham espaço no Brasil.

Uma das modalidades que mais cresce no mundo é o MMA (Mixed Martial Arts – em português: Artes Marciais Mistas), e no Brasil não poderia ser diferente. O país é um dos que mais revela lutadores para o mundo.

Mas se engana quem pensa que só o MMA está ganhando adeptos por aqui. Esportes que sempre pareceram distantes e difíceis de entender também estão entre os novos queridinhos do homem brasileiro. No post de hoje, vou falar um pouco sobre quatro modalidades que têm conquistado fãs: MMA, Poker, Futebol Americano e Baseball.

MMA

Esse esporte não só ganha novos fãs brasileiros a cada dia, ele tem raízes nacionais. O UFC é o principal torneio de MMA do mundo. Ele começou nos anos 40 quando os irmãos brasileiros Hélio e Carlos Gracie decidiram desafiar os melhores lutadores de outras categorias para provar que o jiu-jitsu era imbatível. Apesar disto, o primeiro grande evento do UFC aconteceu somente em 1993.

O famoso octógono (o ring em que a luta é praticada, com oito lados) foi criado por eles para que os oponentes não se protegessem nos cantos.

No início, a prática era conhecida por “vale-tudo”, por não haver muitas regras. Porém, com o passar dos anos, o esporte se profissionalizou, ganhou regras, equipamentos de proteção e os lutadores passaram a se especializar em mais de uma luta, por isto as “artes marciais mistas”.

Muitos brasileiros estão entre os principais lutadores de MMA. A lista oficial do UFC com os dez melhores peso-por-peso (de todas as categorias) conta com três brasileiros: Anderson “Spider” Silva, José Aldo e Renan Barão.

POKER

O poker é um esporte de concentração, como o xadrez. Ele ganhou muitos praticantes nos últimos anos com os torneios online e partidas de poker online, tanto pagas quanto grátis. O jogo não é apenas popular, ele é milionário. Estima-se que o poker seja a terceira maior indústria do planeta.

Grandes atletas são fãs do poker, como Guga, Ronaldo e Phelps.

Uma das principais características do poker é o controle emocional e corporal dos jogadores. Eles são reconhecidos no mundo todo por suas habilidades comportamentais e intelectuais.

FUTEBOL AMERICANO

O futebol americano, apenas football para os americanos, está começando a ganhar popularidade no Brasil, mas ele não é tão recente por aqui. A primeira transmissão de uma partida aconteceu na década de 60, na extinta TV Tupi.

Ele é uma variação do futebol. Com onze jogadores para cada time em campo, o jogo consiste em avançar o campo adversário em jogadas curtas. A sua principal jogada é o touchdown, quando o jogador ultrapassa a endzone, linha final do campo, com a bola. As substituições podem ser feitas sem restrições entre os intervalos da jogada, o que torna o futebol americano um jogo técnico, apesar de aparentemente violento.

Grandes clubes já têm seus times de futebol americano no Brasil, como o Santos.

BASEBALL

Outro esporte muito popular nos Estados Unidos que está ganhando espaço por aqui é o baseball – ou basebol. Ele é ainda mais antigo no Brasil que o futebol americano. O baseball chegou através de imigrantes norte-americanos por volta de 1850. Aqui, ele é muito praticado por famílias japonesas.

Apesar de parecer complexo, o jogo é simples. Duas equipes formadas por nove jogadores se revesam para atacar e defender em um campo com cinco bases. O time que está na defesa mantém um jogador em cada base e um arremessador.

O ataque conta com um rebatador que deve rebater a bola e avançar pelas bases. Um ponto é conquistado quando o jogador consegue avançar por todas as bases. Enquanto isto, a defesa deve tentar eliminar o rebatador levando a bola à base seguinte antes do jogador que está avançando. As equipes trocam de posição ao eliminar três rebatedores.

Agora dá pra tirar a pelada de domingo da monotonia e apostar em alguma novidade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Amaury Baião

Amaury Baião

Amaury é professor de educação física formado em licenciatura plena pelas Faculdades ESEFAP. É técnico em musculação pela FEPAM, técnico em treinamento funcional pelo Instituto Mauro Guiselini e desde 2007 é personal trainer. É também coach de corrida para iniciantes e atletas. Se você curte atividades físicas, treinamento, musculação e dicas de alimentação, quer ficar informado sobre as corridas da região e adora um desafio, acompanhe a coluna Papo de Personal onde compartilharemos tudo sobre o mundo fitness. Bora movimentar-se!

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.