Pesquisar
Close this search box.

Saiba mais sobre os processos da castração gratuita de animais feita pelo CCZ

Equipes do CCZ realizam semanalmente a castração de animais machos

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), oferece serviços gratuitos de castração de animais machos para toda a população. Os tutores dos animais que queiram castrá-los devem procurar a Secretaria, localizada na rua Paiaquás – 370, apresentar o RG e o comprovante de residência e agendar na sala do CCZ uma data para o procedimento.

O responsável pelo CCZ, Robison Luiz, informou que a castração de cães e gatos machos é realizada semanalmente pelas equipes da Prefeitura, e que os tutores cadastrados são chamados para levarem os animais de acordo com a fila de espera.

“A cada semana convocamos os tutores dos gatos ou dos cachorros que passarão pela cirurgia de castração. Intercalamos as convocações para evitar que os cães e gatos não passem por estresse ao dividirem o mesmo ambiente, podendo causar fugas ou até mesmo confrontos entre os animais”, ressaltou.

Robison ainda explicou sobre a situação da castração de animais fêmeas, que também há grande procura por parte da população. “A castração de gatas e cadelas não é feita pelas equipes do CCZ, pois se trata de uma cirurgia mais delicada e o Centro ainda não possui estrutura para fazer este procedimento. Para isso, é preciso que a Prefeitura abra licitação para que alguma clínica particular faça estas cirurgias nos animais e, por enquanto, estamos aguardando a abertura da licitação e todos os trâmites judiciais para terceirizar a ação”, explicou.

O secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, alertou que os tutores dos animais não precisam se preocupar, pois o procedimento é feito de maneira cautelosa e os animais são medicados para que não sintam qualquer tipo de desconforto nos dias após o operatório.

“Para que o procedimento seja rápido, pedimos para que os tutores levem os gatos em gaiolas próprias e os cães em coleiras. Além disso, com a pandemia adotamos algumas medidas preventivas e solicitamos para que os tutores aguardem em casa para irem buscar o animal no horário marcado com a equipe do CCZ, e não mais aguardar no prédio, para que não haja nenhum tipo de aglomeração”, explicou.

A enfermeira e diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, ainda ressaltou que o CCZ possui parceria com voluntários independentes e membros de associações protetoras dos animais, que localizam animais de ruas e levam para a equipe do CCZ realizar a cirurgia de castração.

“Infelizmente existem muitos animais que são abandonados nas ruas e acabam tendo cria, aumentando cada vez mais o número de animais sem tutores. Para reverter este quadro podemos contar com os protetores dos animais e voluntários que nos ajudam a castrar estes animais e evitar que tenham crias nas ruas e até mesmo que sejam maus tratados”, contou.

O prefeito Caio Aoqui convidou a população para conhecer esta ação da prefeitura. “A castração de animais é um ato de cuidado e carinho, além de ajudar famílias que não possuem condições financeiras de levar os animais até uma clínica particular. Vale ressaltar que todo o procedimento, seja a castração de machos ou fêmeas, é totalmente gratuito, incluindo os remédios adequados no pós-operatório”, contou.

Está na hora de você comprar um terreno e começar a construir seu patrimônio
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.