Pesquisar
Close this search box.

2º Batalhão de Polícia Ambiental comemorou 44 anos

Na segunda-feira, dia 21 de junho, o 2º Batalhão de Polícia Ambiental (2º BPAmb), Unidade especializada da Polícia Militar do Estado de São Paulo, instalado na cidade de Birigui completou 44 anos de serviços prestados à sociedade paulista na defesa e na preservação do meio ambiente ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações.

Instalado na cidade de Birigui em 21 de junho de 1977, o 2º Batalhão de Polícia Ambiental atua nas regiões administrativas de Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente e Marília, totalizando 186 municípios, incluindo Tupã, com cerca de quatro milhões de pessoas, em uma extensão territorial de mais de 77 mil km²,mais de 5 mil km de rios navegáveis e 20 Unidades de Conservação.

Com a finalidade de marcar a data, o 2º BPAmb realiza diversas atividades de Educação Ambiental, inclusive com a transmissão ao vivo pelas redes sociais de uma Palestra de Direito Ambiental com a presença do Professor Drº Paulo de Bessa Antunes, além da Operação Huracan II, ação que visa intensificar as ações de presença policial voltadas ao combate e prevenção de crimes ambientais e comuns em toda a sua área de atuação, especialmente aqueles concernentes a incêndios florestais.

Destarte as inúmeras dificuldades encontradas nesse último ano, a capacitação e o compromisso pessoal e profissional destes homens e mulheres que ajudam a escrever a história do 2º Batalhão, possibilitaram que no ano de 2020 fossem percorridos mais de 2 milhões e 300 mil quilômetros, realizados 321 bloqueios e fiscalizados 5.529 veículos. Durante o Patrulhamento Rural foram realizadas 24.098 buscas pessoais, apreendidas 175 armas de fogo, 33 armas brancas e 119 pessoas presas em flagrante delito. Com ações planejadas, foram apreendidos 1.686 kg de pescados provenientes da pesca proibida e cuja doação para entidades assistenciais auxilia na segurança alimentar dos mais carentes.

Destaca-se ainda no período a lavratura 3.817 autos de infração ambiental totalizando mais de 46 milhões de reais em penalidades.

Com foco na prestação de serviço público de qualidade e sob a luz de árduo e ininterrupto trabalho, a Unidade promoveu cerimônia de reconhecimento público àqueles que têm se destacado nobremente nesta missão, a exemplo de seus Eternos Comandante, bem como de diversos Policiais de seu efetivo que diuturnamente enriquecem sua história na preservação do Meio Ambiente para as presente e futuras gerações.

A história do 2º Batalhão de Polícia Ambiental deixa patente o engajamento da Polícia Militar do Estado de São Paulo na busca constante dos princípios de proteção da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, preservação da ordem pública e na confiança, especialmente do homem do campo, objetivo da abnegada equipe de profissionais de polícia há 190 anos protegendo a sociedade.

A Polícia Militar Ambiental encontra-se à disposição da comunidade, para informações ou orientações em todas as suas Sedes. As denúncias também podem ser formuladas pelo número de telefone 190 – EMERGÊNCIA.

Créditos: Comunicação Social do Policiamento Ambiental

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.