Pesquisar
Close this search box.

A beleza simples que cativa da Bratislava

Quando se pensa em Bratislava, vem em mente Leste Europeu e, consequentemente, cidade exuberante com grandes construções, como é a maioria das cidades daquela região. Mas, aí é que se enganam! A cidade não tem aqueles monumentos imensos, cheios de detalhes e é aí que está a graça, pois a beleza simples e peculiar da Bratislava a torna super cativante. Ela, que é a capital da Eslováquia, está situada no sudoeste do país e também é a principal cidade, onde estão importantes empresas e instituições financeiras.

A cidade é cortada pelo Rio Danúbio e faz fronteira com a Áustria, Hungria, República Tcheca, Polônia e Ucrânia. Também é a sede da presidência e do parlamento eslovaco. Quando se fala em universidade, museus, teatros e toda infraestrutura cultural, ela não fica atrás em relação a outras cidades.

Com uma população simpática, lindas construções, muita história, boa comida e cerveja barata, é uma cidade que merece ser conhecida e colocada na lista dos turistas que visitam o Leste Europeu.

Embora seja a Capital do país, Bratislava lembra uma cidade de interior, bem calma e sem muito movimento na área central da cidade. Ela também é cheia de atrações com pontos turísticos bem charmosos e “coloridos”.

O roteiro pode iniciar pelo Centro Histórico. A partir dali, o turista pode visitar os seguintes pontos turísticos:

-Slovak National Theatre  (Slovenske Narodne Divadlo): Com um estilo neorrenascentista, o teatro da Eslováquia foi inaugurado em 1886 e segue um design vienense.

-Michael’s Gate: O portão fazia parte da fortificação que existia na cidade no século XIV, e foi o único que restou. A sua torre oferece uma linda vista do centro de Bratislava e do Castelo. Nela também funciona o Museu de Armas. Embaixo da torre fica o “zero quilometro”, que mostra a distância entre Bratislava e outras capitais mundiais.

-St. Martin’s Cathedral: A igreja foi construída no local onde já existia outra, desde o início do século XII (13). Entre os anos de 1563 e 1860, a igreja foi local de coroação dos reis húngaros. Uma coroa real húngara pode ser vista no topo de sua torre neogótica.

-Primate’s Palace: A sede atual do prefeito de Bratislava é um lindo prédio classicista, construído no século XVIII (18). Nele foi assinado, entre os imperadores franceses e austríacos, o tratado de paz de Pressburg após a vitória de Napoleão na Batalha de Austerlitz.

-Blue Church (Igreja Azul): A Igreja de Santa Elizabeth é mais conhecida como a Igreja Azul de Bratislava. Construída no início do século XX (20) em estilo Art Nouveau, chama atenção pela sua cor azul e pelos detalhes com mosaicos em sua fachada. É uma igreja utilizada pela população para casamentos e batismos.

-UFO Observation Deck: Esse deck de observação fica na ponte SNP, ponte nova ou ainda ponte UFO. Tem 95 metros de altura e oferece uma vista deslumbrante de Bratislava.

-Praça Hviezdoslavovo: O calçadão bem arborizado com fontes é uma ótima opção de passeio e descanso. O ambiente torna a caminhada bem tranquila.

-Bratislava Castle: O castelo fica no alto da cidade e ao lado do Centro Histórico. No complexo dele está a sede do parlamento eslovaco e o Museu Nacional, onde estão coleções de artes do país e a história do Castelo. A entrada para adultos custa $10,00 euros, estudantes $4,00 euros e idosos não pagam.

-Rubberneck (Čumil): A estátua de bronze de um homem “espiando” as ruas por um bueiro chama a atenção no centro histórico da cidade. Ele ilustra um trabalhador descansando, sendo um dos pontos mais fotografados de Bratislava.

Dica de restaurante boa e barata

Um local com gastronomia diversificada que o turista não pode deixar de conhecer é a Street Food Park, uma praça com a concentração de vários Food Trucks incluindo comidas de todos os gostos. Lugar agradável!

O restaurante Ranno Ptaca oferece comida asiática boa e barata. Com relação a bebidas, um lugar bem bacana para curtir uma tarde no Centro é o Pivnice U Kozla com cerveja Saris a $2,00 euros. No Café Simply a cerveja Draft custa mais caro, saindo por $2,90. O restaurante mais em conta é o Jamin com taças de vinho branco Offener Weibwein trocken por $1,60 e cerveja Staropramen 0,3 litros por $1,20.

Detalhes que fazem a diferença

O Uber é baratíssimo! As viagens custam de $4,00 euros.

A Bratislava fica a apenas 1 hora de Viena, Áustria. Então, compensa incluí-la na sua viagem, cidade esta que vamos conhecer na próxima matéria.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Verena Raymundo

Verena Raymundo

Jornalista de formação e viajante por paixão. Para você que gosta de conhecer novas culturas e lugares diferentes, essa é a coluna certa. Vou compartilhar dicas de destinos que possam agregar diversão e conhecimento. Vamos embarcar nesta viagem? Vem comigo!

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.