A beleza simples que cativa da Bratislava

Quando se pensa em Bratislava, vem em mente Leste Europeu e, consequentemente, cidade exuberante com grandes construções, como é a maioria das cidades daquela região. Mas, aí é que se enganam! A cidade não tem aqueles monumentos imensos, cheios de detalhes e é aí que está a graça, pois a beleza simples e peculiar da Bratislava a torna super cativante. Ela, que é a capital da Eslováquia, está situada no sudoeste do país e também é a principal cidade, onde estão importantes empresas e instituições financeiras.

A cidade é cortada pelo Rio Danúbio e faz fronteira com a Áustria, Hungria, República Tcheca, Polônia e Ucrânia. Também é a sede da presidência e do parlamento eslovaco. Quando se fala em universidade, museus, teatros e toda infraestrutura cultural, ela não fica atrás em relação a outras cidades.

Com uma população simpática, lindas construções, muita história, boa comida e cerveja barata, é uma cidade que merece ser conhecida e colocada na lista dos turistas que visitam o Leste Europeu.

Embora seja a Capital do país, Bratislava lembra uma cidade de interior, bem calma e sem muito movimento na área central da cidade. Ela também é cheia de atrações com pontos turísticos bem charmosos e “coloridos”.

O roteiro pode iniciar pelo Centro Histórico. A partir dali, o turista pode visitar os seguintes pontos turísticos:

-Slovak National Theatre  (Slovenske Narodne Divadlo): Com um estilo neorrenascentista, o teatro da Eslováquia foi inaugurado em 1886 e segue um design vienense.

-Michael’s Gate: O portão fazia parte da fortificação que existia na cidade no século XIV, e foi o único que restou. A sua torre oferece uma linda vista do centro de Bratislava e do Castelo. Nela também funciona o Museu de Armas. Embaixo da torre fica o “zero quilometro”, que mostra a distância entre Bratislava e outras capitais mundiais.

-St. Martin’s Cathedral: A igreja foi construída no local onde já existia outra, desde o início do século XII (13). Entre os anos de 1563 e 1860, a igreja foi local de coroação dos reis húngaros. Uma coroa real húngara pode ser vista no topo de sua torre neogótica.

-Primate’s Palace: A sede atual do prefeito de Bratislava é um lindo prédio classicista, construído no século XVIII (18). Nele foi assinado, entre os imperadores franceses e austríacos, o tratado de paz de Pressburg após a vitória de Napoleão na Batalha de Austerlitz.

-Blue Church (Igreja Azul): A Igreja de Santa Elizabeth é mais conhecida como a Igreja Azul de Bratislava. Construída no início do século XX (20) em estilo Art Nouveau, chama atenção pela sua cor azul e pelos detalhes com mosaicos em sua fachada. É uma igreja utilizada pela população para casamentos e batismos.

-UFO Observation Deck: Esse deck de observação fica na ponte SNP, ponte nova ou ainda ponte UFO. Tem 95 metros de altura e oferece uma vista deslumbrante de Bratislava.

-Praça Hviezdoslavovo: O calçadão bem arborizado com fontes é uma ótima opção de passeio e descanso. O ambiente torna a caminhada bem tranquila.

-Bratislava Castle: O castelo fica no alto da cidade e ao lado do Centro Histórico. No complexo dele está a sede do parlamento eslovaco e o Museu Nacional, onde estão coleções de artes do país e a história do Castelo. A entrada para adultos custa $10,00 euros, estudantes $4,00 euros e idosos não pagam.

-Rubberneck (Čumil): A estátua de bronze de um homem “espiando” as ruas por um bueiro chama a atenção no centro histórico da cidade. Ele ilustra um trabalhador descansando, sendo um dos pontos mais fotografados de Bratislava.

Dica de restaurante boa e barata

Um local com gastronomia diversificada que o turista não pode deixar de conhecer é a Street Food Park, uma praça com a concentração de vários Food Trucks incluindo comidas de todos os gostos. Lugar agradável!

O restaurante Ranno Ptaca oferece comida asiática boa e barata. Com relação a bebidas, um lugar bem bacana para curtir uma tarde no Centro é o Pivnice U Kozla com cerveja Saris a $2,00 euros. No Café Simply a cerveja Draft custa mais caro, saindo por $2,90. O restaurante mais em conta é o Jamin com taças de vinho branco Offener Weibwein trocken por $1,60 e cerveja Staropramen 0,3 litros por $1,20.

Detalhes que fazem a diferença

O Uber é baratíssimo! As viagens custam de $4,00 euros.

A Bratislava fica a apenas 1 hora de Viena, Áustria. Então, compensa incluí-la na sua viagem, cidade esta que vamos conhecer na próxima matéria.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Verena Raymundo

Verena Raymundo

Jornalista de formação e viajante por paixão. Para você que gosta de conhecer novas culturas e lugares diferentes, essa é a coluna certa. Vou compartilhar dicas de destinos que possam agregar diversão e conhecimento. Vamos embarcar nesta viagem? Vem comigo!

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.