Pesquisar
Close this search box.

Bósnia: Da guerra ao turismo

Está aí um destino não muito comentado pelos turistas, mas que surpreende seus visitantes positivamente, por quê? Simples! Povo acolhedor, comida deliciosa e lugar onde gasta-se pouco. A Capital da Bósnia e Herzegovina é Sarajevo, mas a cidade que conheceremos nesta matéria será Mostar, famosa por sua ponte sobre o rio Neretva, que foi destruída durante a guerra da separação dos países que pertenciam à antiga Iugoslávia.

O nome Mostar vem da palavra most, que significa ponte e que também pode ser traduzido como “O guardião da ponte”. A cidade está localizada na sul do país, na região Herzegovin. Ela é considerada a Capital daquela área.

Na cidade antiga, o viajante encontra uma grande diversidade de estilos arquitetônicos muito interessantes e prédios religiosos, incluindo mesquitas (que são inúmeras), igrejas católicas e ortodoxas, bem como uma sinagoga judaica.

Stari Most (Ponte Velha)

O cartão postal de Mostar guarda consigo uma história bem sofrida. A ponte original foi construída no século XVI (16), mais especificamente em 1566, e ficou intocada por mais de 400 anos até 1993, quando foi destruída durante o processo de independência do país, que pertencia à Sérvia. A Ponte Velha foi completamente reconstruída no mesmo local e nela foi utilizado o mesmo método antigo que os construtores originais usaram há quase 500 anos.

A independência da Bósnia chegou em 1995 e com ela o fim de uma guerra sangrenta. Após esse período, Mostar estava quase que completamente destruída. Entretanto, tudo foi reconstruído exatamente como era antes da guerra.

E apesar de todo o trauma e o período delicado que a população enfrentou, eles ainda sustentam uma simpatia e uma calorosa recepção.

Arquitetura

Por toda a cidade, pode-se observar a arquitetura islâmica misturada com os edifícios do período austro-húngaro de uma forma incrivelmente harmoniosa. Isso faz de Mostar uma cidade com uma beleza única, onde não é possível encontrar em ouros países do Continente Europeu.

Pontos turísticos

Além da Stari Most, as ruas do centro da cidade são puro charme, cheias de lojas com produtos artesanais locais.

Há um tour gratuito com o Sheva tour que sai da frente do museu Hamam (antiga casa de banho turca) às 9:30h e às 17h. Ele mostra toda a cidade, enfatizando a história. O passeio dura em torno de 3 horas. Os turistas agradecem a aula de história com gorjetas, sem valor estipulado.

Os turistas também podem visitar as diversas mesquitas da cidade.

Entre as dicas turísticas, estão restaurantes e comidas típicas, como:

– Restaurante Rota (bom e barato);

– Hindin Han (bom para almoço) que serve Krem Corba od Povrca Sopa de legumes $4,00 KM e Pljeskavica Punjena Sá Sirom $12,00 KM;

– Labirint bom para tomar o típico café Bósnio $3 KM e uma panqueca de chocolate $6,00 KM.

Uma cerveja boa é Mostarsko Pivo $5,00 KM e a “pinga” deles é a Rakiju. Uma comida típica bem solicitada pelos turistas é o Cevapi.

E qual é a moeda da BósniaXXXXX É o marco Bósnio-Herzegóvino conversível, mas aceitam euro também.

Blangaj

Um passeio altamente recomendado é a ida à Blagaj Tekija, onde tem o mosteiro ao lado de um rio e uma caverna. A vista é fantástica e gratuita! É possível entrar no mosteiro Derviche, porém é um local pago ($ 2,50 KM). Não há a necessidade em gastar este dinheiro, pois o  bonito mesmo é a vista do outro lado do rio.

O ônibus para Blangaj custa 2,10 KM e o trajeto duro em torno de 20 minutos. O desembarque pode ser feito na quarta parada quando entrar na cidade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Verena Raymundo

Verena Raymundo

Jornalista de formação e viajante por paixão. Para você que gosta de conhecer novas culturas e lugares diferentes, essa é a coluna certa. Vou compartilhar dicas de destinos que possam agregar diversão e conhecimento. Vamos embarcar nesta viagem? Vem comigo!

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.