Pesquisar
Close this search box.

FESTA ANUAL DAS ÁRVORES E DIA DO POLICIAL MILITAR AMBIENTAL


Desde o ano de 1965, por meio do Decreto Nº 55.795, foi instituído em todo território nacional a “Festa Anual das Árvores”, em substituição ao chamado Dia da Árvore, o qual é atualmente comemorado no dia 21 de setembro.

A disposição normativa tem por objetivo “difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da Pátria e no bem-estar dos cidadãos”. Acrescento sem titubeios que essa preciosidade natural determina o nível de Saúde e de Qualidade de Vida das pessoas, sendo por isso uma verdadeira fonte de energia para uma mente, corpo e espírito saudáveis.

Importa promover uma reflexão a respeito das consequências do desmatamento numa correlação direta com a função ambiental e social das árvores, e nesse sentido, lembrar que são estes seres vivos que formam as florestas, produzem o ar respirável, sombreiam e refrescam ambientes, controlam as temperaturas climáticas, regulam a umidade do ar, preservam a qualidade da água dos mananciais, fornecem alimentos, produtos para medicamentos, fibras, madeira, látex, resinas, entre tantos outros, e ainda nos presenteiam com flores e perfumes.

Preservá-las significa, resumidamente, cuidar, proteger e perpetuar toda e qualquer espécie de vida neste planeta para a atual e futuras gerações.

Nessa perspectiva, os brasileiros de São Paulo prestam, na mesma data, homenagem à Polícia Militar do Estado de São Paulo ao destacar o “Dia do Policial Militar Ambiental”, instituído por meio da Lei Estadual n° 14.744/12.

Merecido e respeitável reconhecimento aos valorosos homens e mulheres que diuturnamente, fazem o policiamento urbano e rural, terrestre e aquático para levar segurança, saúde e qualidade de vida aos cidadãos, sobretudo, protegendo a fauna, a flora, e as belezas naturais, nelas incluídas nossas árvores.

O plantio de árvores feito nesta data em praças públicas, simboliza o grande esforço de todos policiais militares ambientais, na recuperação das matas queimadas neste sofrível período de estiagem. A grandeza desta singela atitude reflete a magnitude da Polícia Militar Ambiental que realizará nos dias 21 e 22 de setembro, simultânea e coordenadamente, a Operação Jequitibá, em todo o Estado de São Paulo por meio dos Batalhões de Polícia Ambiental, com especial destaque aos municípios de Sorocaba, Valinhos, Birigui, Bauru, Presidente Prudente, Marilia, Guarujá, Taubaté, São José do Rio Preto, Fernandópolis, Franca, Ribeirão Preto e na Capital.

Na ocasião serão empregados ao todo 1320 policiais militares em 504 viaturas quatro rodas e náuticas, os quais materializam o empenho diário dos bravos combatentes ambientais, que se juntam a tantos outros defensores anônimos do Meio Ambiente.  

Aproveito para deixar os mais sinceros agradecimentos aos Excelentíssimos Secretários de Segurança Pública, do Meio Ambiente, ao Comandante Geral da Polícia Militar e a todos os profissionais, amigos e cidadãos pelo apoio, consideração e respeito pela Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo.    

Por fim, aos Policiais Militares Ambientais protetores das nossas Árvores parabéns e felicidades sempre.

Coronel PM PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA

Comandante do Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo

Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública

Bacharel em Direito e Especialista em Direito Ambiental

Bacharel em Psicologia – Abordagem Centrada na Pessoa (ACP)

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.