Pesquisar
Close this search box.

Água na medida certa: Aprenda a calcular corretamente a sua hidratação

A hidratação também deve ser seguida de forma equilibrada. Veja aqui como calcular a quantidade de água que devemos ingerir no dia a dia.

Todos nós sabemos ou deveríamos saber que beber água é fundamental para a nossa vida.

Contudo, a quantidade da nossa hidratação ainda é motivo de dúvidas frequentes e, claro, crenças de senso comum. A maioria diz que no mínimo, é necessário tomar dois litros de água por dia, mas será que é realmente verdade? O fato é que até nisso o equilíbrio é a chave do nosso organismo!

Quantos litros de água devemos beber por dia?

Devemos ingerir líquidos ao longo do dia, principalmente nos mais quentes, sempre um pouco por vez, para não ficar muitas horas sem se hidratar. No verão, por exemplo, quando perdemos muito líquido através do suor, devemos procurar ingerir a bebida de hora em hora, mesmo sem necessariamente sentirmos sede.

A nutricionista Sara Bortoluz ensina como calcular a quantidade adequada de água para cada pessoa:

“Ter que beber água 8 vezes por dia é um mito. A quantidade de água que deve ser consumida no dia é individual. O cálculo feito é 35 ml de água multiplicado pelo peso corporal de cada um. Por exemplo: Uma pessoa de 45 kg deve tomar 1,5 litros de água por dia (o equivalente a 7 ou 8 copos) e uma pessoa de 80 kg deve tomar 2,8 litros de água por dia (aproximadamente 14 copos). Lembrando que a água não pode ser substituída por outros líquidos como chás, sucos, refrigerantes, etc”.

Quantidade de água a ser tomada por dia pode variar.

Existem casos em que esses valores variam, segundo a nutricionista Adriana Ávila: “No caso dos idosos esse valor varia de 20 a 30 ml por kg de peso de acordo com o grau de funcionamento dos rins. Essa quantidade poderá ser ampliada se a pessoa transpirar bastante ou tiver episódios de diarreia e/ou vômito, o que aumenta a perda de líquidos”.


O que acontece se bebermos água demais?

Por mais que seja tentador se fartar de água em meio a tanto calor, tomar líquidos em excesso todos os dias não só não adianta nada, como pode atrapalhar. Assim como ingerir quantidade de água abaixo do aconselhado é ruim, em demasia a hidratação pode causar um desequilíbrio eletrolítico (dos sais minerais) e causar efeito oposto – a desidratação – que traz uma série de incômodos que só pioram o mal-estar que sentimos com o calor do verão:

“A desidratação causa a sensação de fraqueza, cansaço, fadiga, a queda da pressão arterial, aumento de sede, elevação da frequência cardíaca, queda do desempenho, sensação de pernas pesadas, falta de fôlego, dores musculares e/ou falta de coordenação motora podendo provocar entorses”, enumera a especialista.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Amaury Baião

Amaury Baião

Amaury é professor de educação física formado em licenciatura plena pelas Faculdades ESEFAP. É técnico em musculação pela FEPAM, técnico em treinamento funcional pelo Instituto Mauro Guiselini e desde 2007 é personal trainer. É também coach de corrida para iniciantes e atletas. Se você curte atividades físicas, treinamento, musculação e dicas de alimentação, quer ficar informado sobre as corridas da região e adora um desafio, acompanhe a coluna Papo de Personal onde compartilharemos tudo sobre o mundo fitness. Bora movimentar-se!

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.