Pesquisar
Close this search box.

Entenda de que forma o exercício ajuda a queimar calorias

Diante da rotina corrida a maioria das pessoas procuram queimar o máximo de calorias durante o exercício físico, mas nem todo mundo sabe quais atividades são mais eficientes na luta contra o peso.

 A ciência, no entanto, pode elucidar está questão melhor do que ninguém. A primeira pista está em quantos e quais músculos estão envolvidos na atividade física, melhor será o resultado.

Além disso quanto maior for a demanda de força e de tempo gastos no exercício, melhores serão os resultados.

Para maximizar a queima de calorias é preciso um exercício que use grupos musculares de membros inferiores e superiores e seja realizado em alta intensidade.

CROSSFIT

Os exercícios típicos do crossfit, como aqueles que envolvem a realização de flexões e agachamentos no maior número de rodadas possíveis, queimam cerca de 13 calorias por minuto. Assim, em um treino de 20 minutos um indivíduo chega a perder em média 260 calorias.

TABATA

O método de Tabata – outro treino de alta intensidade – mostrou que alguns dos exercícios compostos de blocos de treinamentos de quatro minutos que misturam atividades de resistência e treinamento aeróbico, com períodos de descansos curtos, queimam 14,5 calorias por minuto, totalizando 280 calorias perdidas em 20 minutos de treino.

MÉTODO DE TREINAMENTO HIIT

A ideia do treino HIIT é fazer com que seu metabolismo fique acelerado e queime gordura por 48 horas após a conclusão do seu treino. Isto se consegue intercalando o exercícios de alta e baixa intensidade.

O corpo humano gasta de 60 a 75% de energia para processos corpóreos vitais os quais estão incluídos no chamado metabolismo de repouso. Aplicando o conceito de treino intervalado conseguimos queimar calorias após os exercícios justamente durante o metabolismo de repouso.

 Para que um treino seja considerado como Treino HIIT, os intervalos de alta intensidade devem variar de 5 segundos até 8 minutos e ser realizados entre 80% e 95% da frequência cardíaca máxima da pessoa, ou seja, do número máximo de batimentos que o coração é capaz de efetuar em um minuto.

CINCO OPÇÕES PARA QUEIMAR MUITA CALORIA

Corrida

Para elevar a queima de calorias aposte na corrida. Uma boa maneira de começar é intercalar um pouco de corrida na sua caminhada, para ir preparando o corpo.

Estima-se que a corrida ajude a queimar de 600 a 900 calorias por hora – isso porque varia de pessoa para pessoa e dependendo da intensidade e da duração do exercício. Deve haver também o cuidado de usar roupas confortáveis e tênis adequado a esse tipo de exercício.

Pular Corda

Pular corda não é apenas uma brincadeira de crianças é um exercício bem cansativo se você o fizer por mais de alguns minutos. Talvez seja bem difícil você ficar mais de uma hora pulando corda, se conseguir estará queimando de 750 a 850 calorias. Tente começar com um tempo menor, cerca de 10 a 15 minutos e vá aumentando à medida que for ganhando condicionamento. Pular corda emagrece e fortalece especialmente suas panturrilhas e músculos das pernas.

Spinning

Uma das atividades físicas mais dinâmicas, com variações de ritmo e peso. A bicicleta de spinning simula trajetos com subidas e descidas, como em percursos com bicicletas comuns. Essa atividade pode queimar entre 600 e 800 calorias por sessão.

Natação

Considerado o mais completo dos esportes, a natação trabalha todos os músculos e aumenta bastante o condicionamento físico, além de ajudar a conquistar a boa forma. Nadar queima de 600 a 800 calorias por sessão.

Dança

Atividades físicas te aborrecem? Dance! Isso mesmo, alguns tipos de dança podem queimar de 500 a 800 calorias por hora. As próprias academias oferecem dança como uma opção para atividades físicas. Sem contar que é o tipo de exercício que fazemos com prazer, sem nos dar conta que o tempo passa. Coordenação motora, agilidade e tonificação dos músculos estão entre os vários benefícios que a dança proporciona.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Amaury Baião

Amaury Baião

Amaury é professor de educação física formado em licenciatura plena pelas Faculdades ESEFAP. É técnico em musculação pela FEPAM, técnico em treinamento funcional pelo Instituto Mauro Guiselini e desde 2007 é personal trainer. É também coach de corrida para iniciantes e atletas. Se você curte atividades físicas, treinamento, musculação e dicas de alimentação, quer ficar informado sobre as corridas da região e adora um desafio, acompanhe a coluna Papo de Personal onde compartilharemos tudo sobre o mundo fitness. Bora movimentar-se!

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.