Pesquisar
Close this search box.

Com nota 94,2 Queiroz é o destaque da região em alfabetização no Estado de São Paulo e no Brasil

Em uma era onde a educação é a chave para o futuro, a cidade de Queiroz se destaca como um exemplo de excelência e dedicação no ensino público municipal

Queiroz está no centro das atenções após alcançar uma nota impressionante de 94,2 no Indicador Criança Alfabetizada, superando a média nacional, estadual e até mesmo regional. Este feito coloca o município em uma posição de destaque entre as 645 cidades paulistas, ocupando o 21º lugar na educação.

  • A meta atingida ficou bem acima da nacional, de 56%, e da estadual, de 52%.

O resultado no Indicador Criança Alfabetizada, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep – é um reflexo direto do compromisso da administração municipal de Queiroz com a alfabetização. Este índice avalia habilidades essenciais como a leitura de palavras e textos e a compreensão de informações explícitas e implícitas.

Sob a liderança do Prefeito Rodrigo, a cidade adotou uma abordagem focada na educação para garantir que cada criança tenha a oportunidade de ter um futuro melhor. “Uma criança com fome não consegue aprender,” afirma o prefeito, destacando a importância de uma merenda escolar nutritiva, que inclui até mesmo churrasco. Além disso, a cidade investiu em materiais didáticos de qualidade e uniformes completos para os alunos.

Os investimentos não param por aí. A ampliação da creche Elena Cândida e da creche escola Zezito, a futura instalação de ar condicionado nas salas de aula e a constante capacitação dos professores são apenas algumas das iniciativas que refletem o atual compromisso de Queiroz com a educação.

A Secretária de Educação, Gislaine Agona, disse que o apoio e os investimentos da Prefeitura na área da educação foram essenciais para conquista desses resultados: “Com metas ambiciosas estabelecidas pelo Inep para alcançar a alfabetização completa até 2030, Queiroz já está pavimentando o caminho para o sucesso futuro de seus jovens cidadãos. A cidade serve como modelo a ser seguido, provando que, com trabalho árduo, investimentos certeiros e estratégias focadas, a educação pode florescer mesmo nos menores municípios”.

A contratação de uma Equipe Multidisciplinar na Educação, exclusiva e atuante no ambiente escolar, composta por Assistente Social, Psicopedagoga, Psicóloga Institucional e Psicóloga Clínica, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Educação, contribuiu para os resultados positivos.

Para finalizar o Prefeito Rodrigo destacou: “Nossa gestão é marcada por uma evolução contínua, e a notável pontuação no índice de alfabetização do Inep é um reflexo direto dos investimentos e atenção que dedicamos à educação. Reconhecemos que o aprendizado começa com o bem-estar das crianças, por isso, asseguramos uma alimentação balanceada e saborosa, incluindo um churrasco mensal.

Fornecemos aos nossos estudantes um uniforme completo, e um kit escolar abrangente para a rede Municipal de Ensino, de acordo com a faixa etária, equipando-os para serem os principais agentes de sua jornada educacional, com um olhar especial para a educação, tecnologia e inovação. A qualidade do material didático também é crucial, adotamos o ensino apostilado de alto padrão.

Na infraestrutura, ampliamos nossas creches, já temos o dinheiro reservado e o processo em andamento para climatizarmos as salas de aula, refletindo nosso compromisso com um ambiente de aprendizado confortável e propício.

O progresso na aprendizagem e a excelência no ensino são também méritos dos pais, que acompanham o desempenho dos filhos nas escolas e dos nossos educadores, que são continuamente capacitados para aprimorar suas habilidades. Em nome da Secretária de Educação Gislaine Agona, estendo minha gratidão e os parabéns a cada um dos profissionais da educação pelo seu empenho e dedicação”, reconhecendo o papel vital que desempenham no desenvolvimento educacional das crianças.

Veja os números da nossa região

Na última semana, o Inep trouxe a público o Indicador Criança Alfabetizada, uma métrica inovadora que lança luz sobre o nível de alfabetização das crianças no 2º ano do ensino fundamental, conduzidas pelos sistemas estaduais em organização complementar ao Sistema de Avaliação da Educação Básica.

  • Queiroz / 94,2
  • Herculândia / 85,2
  • João Ramanho / 81,8
  • Parapuã / 75,6
  • Quatá / 66,3
  • Rancharia / 60,0
  • Bastos / 51,9
  • Quintana / 51,7
  • Tupã / 50,2
  • Arco-Íris / 28,6

O indicador é calculado a partir dos resultados das avaliações de alfabetização e tem como objetivo monitorar o progresso do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, iniciativa do Ministério da Educação (MEC).

As habilidades avaliadas incluem a capacidade de ler palavras, frases e textos curtos, localizar informações explícitas e inferir informações em textos que combinam linguagem verbal e não verbal.

Veja também

Queiroz se destaca em educação e alfabetização no estado de São Paulo

Queiroz investe em Educação de ponta para os alunos da rede municipal

Educação: Alunos municipais de Queiroz receberão traje e material escolar completo

Queiroz anuncia investimentos de um milhão na educação com ampliação das creches

Merenda Escolar: Prefeitura de Queiroz garante alimentação de qualidade e nutritiva aos alunos

Governo Municipal em parceria com a Câmara conquistam recursos importantes para Queiroz
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.