Pesquisar
Close this search box.

Tupã recebe emenda de R$ 200 mil para a saúde

 Vereador propõe que a verba seja destinada a um mutirão de cirurgias de glaucoma

O município de Tupã foi beneficiado com emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil, dinheiro a ser destinado para a área da saúde. O recurso encaminhado pela deputada estadual Thainara Faria foi um pedido articulado pelo vereador “Paulo da farmácia”. Em um gesto de gratidão, o vereador fez questão de agradecer a Deputada e expressar seu reconhecimento pela parceria crucial da ONG UMONT de Tupã e pelo apoio essencial do Prefeito Rodrigo, da cidade de Queiroz.

A verba já está na conta da prefeitura e aguarda decisão da administração municipal para ser investido na saúde pública. “Essa emenda será de grande valia e muito bem-vinda para a nossa cidade, pois tais valores serão empregados em benefício de toda a população, visto que permitirá o custeio e manutenção de serviços públicos prioritários à população”, disse o vereador.

“Nossa população depende muito dos serviços de saúde pública, prestados pelo município, fato este que tem pesado, e muito, no orçamento público municipal”, acrescentou. A proposta do vereador é que o recurso seja utilizado na realização de um mutirão para cirurgia de glaucoma. “Já entramos em contato com o secretário de Saúde para tratar sobre essa possibilidade, e agora estamos no aguardo da prefeitura”, disse.

O que é glaucoma?

Segundo informações do Hospital Albert Einstein, glaucoma é definido como uma doença ocular que se desenvolve em decorrência de uma alteração no nervo óptico, que o torna mais frágil. “Como resultado, as fibras nervosas são danificadas de forma irreversível, o que faz com que a pessoa perca o seu campo visual gradativamente e, nos casos mais avançados, fique cega”, afirma.

De acordo com um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), o glaucoma é a doença que mais causa cegueira irreversível no mundo. A estimativa é de que a enfermidade afete 111,5 milhões de pessoas até 2040. A doença costuma ser mais comum em indivíduos com mais de 40 anos, que devem se consultar com um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. De maneira mais simplificada, há dois tipos principais de glaucoma: o de ângulo aberto e o de ângulo fechado. O primeiro é o mais prevalente e se caracteriza pela ausência de dor e demais sintomas, enquanto o segundo é menos frequente e pode causar vermelhidão nos olhos. Existem outros subtipos de glaucoma, menos comuns.

Quais são os seus sintomas?

Os sintomas de glaucoma dependem muito do tipo desenvolvido pela pessoa. Em se tratando do glaucoma congênito, é comum que as alterações sejam percebidas nos primeiros meses de vida, como a nebulosidade localizada na parte da frente dos olhos, aumento de tamanho de um ou dos dois olhos, sensibilidade à luz, olho vermelho e lacrimação.

No glaucoma de ângulo aberto, que é mais comum, a maioria das pessoas não apresenta sintomas até que a doença evolua para o começo da perda de visão. Vale ressaltar que a perda de visão periférica ou a visão tubular acontece de modo gradual.

Quanto ao glaucoma de ângulo fechado, os sintomas incluem dor súbita e intensa no olho, vermelhidão nos olhos, visão embaçada, olhos com aparência inchada, náusea e vômito. É necessário dar atenção ao fato de que os sintomas podem surgir entre um intervalo e outro, ou repentinamente. 

Diante da suspeita de que você está sofrendo de glaucoma, é recomendado procurar ajuda médica o quanto antes. Jamais espere sentir alterações mais contundentes nos seus olhos, pois um diagnóstico rápido possibilita um tratamento mais eficiente. A melhor forma de prevenção é realizar exames oftalmológicos periodicamente

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.