Pesquisar
Close this search box.

Tupã recebe curso de capacitação paralímpica para profissionais de educação física

Formação gratuita que promove a prática dos esportes adaptados para a inclusão de estudantes com deficiência foi resultado de indicação do Vereador Paulo da Farmácia

O Governo de São Paulo deu início, nesta semana, às aulas do curso do Programa de Desenvolvimento Paralímpico no município de Tupã.

A iniciativa gratuita das secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes disponibilizou 100 vagas para professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de educação física, e profissionais envolvidos com atividades esportivas (clubes, entidades e associações), para que sejam capacitados tecnicamente em modalidades paralímpicas, voltadas às pessoas com deficiência.

A capacitação vai até o dia 8 de março, das 8h às 18h, com módulos teóricos e práticos, atendendo indicação apresentada pelo vereador Paulo da Farmácia junto a Secretaria da Pessoa com Deficiência do estado de São Paulo através de audiência com secretário Marcos da Costa.

“O Programa de Desenvolvimento Paralímpico é uma das principais iniciativas do governo estadual em prol da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. Ele não apenas tem um impacto transformador ao ensinar professores formas de incluírem seus alunos com deficiência nas atividades físicas, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Durante os quatro dias do programa na cidade, os alunos receberão capacitação técnica teórica e prática do esporte paralímpico em até oito modalidades: atletismo, parabadminton, halterofilismo, futebol de cegos, judô, natação, tênis de mesa e voleibol sentado. As aulas acontecem de 5 a 8 de março na Secretaria Municipal de Educação de Tupã, localizada na Av. dos Universitários, nº 145 – Jardim Ipiranga.

O vereador Paulo César Soares enfatizou que “o Programa de Desenvolvimento Paralímpico e a base estrutural para o esporte, desenvolvido em conjunto com atletas, professores e organizadores. É nossa função, como legislador, fomentar e incentivar o esporte Paralímpico através de uma iniciativa inovadora, onde se pode pesquisar sobre a prática de modalidades e locais de treino na região de Tupã, oferecendo suporte e capacitação técnica aos profissionais”.

“As aulas práticas do curso de capacitação têm como objetivo, além da aplicação dos conceitos e técnicas, desenvolver os fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo em modalidades esportivas individuais e coletivas. Quero agradecer ao prefeito por oportunizar esta formação aos nossos profissionais” ressaltando a importância do pedido.

Conforme o secretário de Educação, Cultura e Esportes, professor Valdir Berti, responsável pelo gerenciamento do curso em Tupã, esta iniciativa tem apoio do Centro Paralímpico Brasileiro, resultado da parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo.

“Ao recebermos esta capacitação, nosso município participa de um movimento de estruturação do paradesporto em São Paulo. Este conhecimento está sendo descentralizado, ou seja, levado a todas as regiões do estado, buscando tornar nosso esporte mais forte e inclusivo”, explicou o secretário Valdir, destacando a iniciativa do vereador Paulo Cesar Soares, o Paulo da Farmácia.

“Foi gratificante ver que muitos profissionais abraçaram essa causa e compareceram nesta etapa. Como representante da população, meu papel é buscar por eventos como este, que trazem conhecimento, união, e dão a oportunidade para profissionais da área continuarem se especializando. Agradeço ao prefeito Caio Aoqui e ao professor Valdir Berti por sempre abraçarem as iniciativas”, agradeceu o vereador Paulo.

Os educadores inscritos receberão certificado de conclusão de curso conforme as modalidades e horas executadas.

Além do secretário de Educação, Cultura e Esportes, Valdir Berti e o vereador Paulo da Farmácia, prestigiaram a abertura do evento, o prefeito Caio Aoqui, o presidente da Câmara, Marcos Gasparetto, Adib Miguel Sapag, representando a Secretaria de Estado de Esportes; Samira Pessoa, representando a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoas com Deficiência, e Teresa Auxiliadora Ignácio, representando a dirigente Regional de Ensino.

Para finalizar, a secretária de Estado de Esportes, coronel Helena Reis, detacou “Quanto mais o poder público trabalha na propagação de conteúdo sobre o esporte paralímpico, maiores serão as chances de construirmos um estado e um país com uma cultura paradesportiva forte. A capacitação de profissionais de Educação Física é a ponta inicial deste processo”.

Programa de Desenvolvimento Paralímpico

Criado em 2021 através de parceria entre as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes, o programa já capacitou 6,7 mil profissionais de educação física em mais de 50 cidades do Estado de São Paulo.

Só no ano passado, foram 3,8 mil. Neste ano, o projeto passará por 36 cidades.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.