Pesquisar
Close this search box.

Alunos da Rede Municipal de Tupã são destaque na OBA 2023

Alunos tiveram trabalhos reconhecidos pela NASA

Os alunos do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Geraldo Iori foram destaques na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), conquistando 11 medalhas no total. Os alunos receberam reconhecimento do prefeito Caio Aoqui e da Secretaria Municipal de Educação, que organizaram evento para a entrega de medalhas, além de serem presenteados com o contato com a brasileira e Cientista da Diretoria de Ciência Planetária na National Aeronautics and Space Administration (NASA), Dra. Rosaly Lopes.

Segundo a Escola, o resultado dos alunos na OBA foi muito à cima da média, onde escolas com grandes conquistas em nível nacional habitualmente alcançam de 5 a 6 medalhas no total.

Para preparar os alunos para a OBA e despertar o interesse deles sobre o assunto, a coordenadora da EMEF, Mara Lopes, teve a ideia de criar um projeto, junto com o professor André Luis Boyago, na sala de informática. Prontamente, o professor escolheu o software de astronomia “NASA’s Eyes” – em tradução: Olhos da NASA, usado em escolas da Europa e dos Estados Unidos, e o traduziu para que os seus alunos pudessem entender toda a proposta.

Muito mais do que garantir que os alunos conseguissem grande conquista na OBA, o estudo pelo software despertou interesse na equipe da Agência, que se mostrou surpresa com a desenvoltura dos alunos de Tupã.

Como presente para os alunos, a NASA enviou novos softwares para serem trabalhados com a escola em 2024, onde os alunos poderão acompanhar as atividades da NASA em tempo real, e os professores da rede municipal de ensino já estudam para aplicar nas aulas.

Além de presentear os alunos, a Dra. Rosaly Lopes, responsável por catalogar mais de 70 vulcões na lua Io, satélite natural de Júpiter, presenteou a cidade de Tupã dando seu nome à uma das crateras vulcânicas encontradas na lua, sendo uma cratera com mais de 70 mil quilômetros de área, a maior encontrada na IO. Segundo a cientista, IO é o corpo mais vulcanicamente ativo do Sistema Solar.

“Esse projeto desenvolvido na João Geraldo Iori ganhou todas as dimensões que ele tem que ganhar, tendo um professor extremamente envolvido, com alunos que se apaixonaram pelo conteúdo proposto, e dando um resultado positivo da aprendizagem que reflete nas homenagens e medalhas recebidas. Assim, posso dizer tranquilamente que, no meu ponto de vista, é um dos melhores projetos já apresentados aqui em Tupã”, enfatizou o secretário de Educação, professor Valdir Berti.

O professor André ainda ressaltou que, junto à Secretaria de Educação, o projeto continuará devido ao sucesso que ele foi. “Temos o prefeito Caio Aoqui e o professor Valdir Berti que sempre estão nos apoiando, e isso é muito importante para que possamos desenvolver dinâmicas tão interessantes assim com os alunos. Estudaremos mais para frente para vermos a possibilidade de implantar esse projeto em toda a rede municipal, visto que esse software é gratuito. Também continuaremos com todo o apoio da equipe da NASA que continua em contato com a nossa escola”, informou.

O prefeito Caio se disse muito orgulhoso de todas as conquistas da escola e dos alunos, que se empenharam para trazer bons resultados do projeto.

“São acontecimentos com este que nos faz acreditar ainda mais na rede municipal de ensino, mostrando que possui uma grade com professores muito bem preparados para ensinar as crianças sobre os mais diversos temas. É incrível ver que um projeto da nossa cidade, da nossa rede de ensino, foi notado pela NASA que é a maior referência de pesquisa espacial. Parabéns aos alunos, aos pais que sempre apoiam seus filhos e, principalmente, aos professores envolvidos. Agradeço por sempre dedicarem seu tempo para cuidar e ensinar as nossas novas gerações”, parabenizou o prefeito.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.