Pesquisar
Close this search box.

Tupã reinicia agendamento para castração gratuita de cadelas e gatas

Fêmeas tem vagas limitadas por mês; machos podem ser operados durante todo o ano

O Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses de Tupã, mantém um programa permanente de castração para cães e gatos. A cirurgia de machos pode ser solicitada durante todo o ano, já o agendamento da cirurgia para gatas e cadelas segue uma cota mensal.

Todos os meses, senhas são distribuídas para a solicitação das operações. A partir de 11 de dezembro, mais vagas estarão disponíveis aos tutores interessados. Para participar, basta apresentar na sede do CCZ (Rua Paiaquás, 609) RG ou CNH e um comprovante recente de endereço.

Há um limite de procedimentos cirúrgicos para fêmeas, pois a castração é realizada por veterinários de clínicas particulares conveniados. Dessa forma, toda residência pode agendar apenas uma operação por mês. Um veterinário do CCZ castra os machos.

A continuidade do serviço de castração de animais é parte da estratégia do município para zelar pelo bem-estar animal, além de evitar abandonos e maus-tratos.

Três doenças fatais que acometem cadelas e gatas não castradas

Tumores Malignos

Os tumores malignos de mama em cadelas e gatas parecem requerer a presença de hormônios sexuais para começar a crescer, embora sejam desnecessários a partir desse momento. Tais tumores podem afetar qualquer parte das glândulas mamárias (tecidos conectivos que as ligam aos vasos condutores de leite ou áreas em redor desses pequenos órgãos) e podem se espalhar facilmente. Um câncer de mama agressivo em uma cadela ou gata não castrada, com suas várias glândulas mamárias, pode significar uma sentença de morte, especialmente se ela tiver entre cinco a dez anos de vida. Estudos indicam que a castração que remove útero e ovários, realizada antes do primeiro cio, praticamente elimina as chances de aparecimento da doença.

Fístulas perianais

Também comuns conforme a idade avança, as fístulas perianais são outro problema de saúde que a castração ajuda a evitar. Fístulas perianais (furunculose anal) são lesões crônicas e progressivas que ocorrem ao redor do ânus em cães e gatos. Uma comunicação anormal é formada entre o canal anal e a pele da região ao redor do ânus (perianal), quando é possível perceber uma protuberância perianal, que pode vir acompanhada de mau cheiro, dor e saída de secreções (pus, muco ou sangue). A eliminação das secreções pode ocorrer tanto pela pele quanto pelo canal anal, sendo que neste último caso, estará misturada às fezes. 

Piometra

A piometra, junto com as duas doenças já descritas, é o mal que mais acomete cadelas e gatas não castradas. E é a única em que a castração garante 100% de eficácia, já que o útero é removido. Isso por que a piometra é a doença em que há formação e aumento de pus dentro do útero. Infecções secundárias surgem a partir dela e o quadro pode levar a fêmea a morte rapidamente.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.