Alunos do Colégio Seletivo participam da palestra “RECICLÓLEO” sobre descarte consciente do óleo de cozinha usado

O Colégio Seletivo sempre preocupado com a formação de cidadãos conscientes para um futuro melhor, recebeu a visita do Professor Paulo Sérgio, da Unesp, para apresentar aos alunos o Projeto RECICLÓLEO, uma parceria da Enactus UNESP – Tupã e do Rotary Club de Tupã, que procura alertar a todos sobre a necessidade de ressignificar o destino do óleo usado na cozinha.

Os alunos puderam aprender na quinta (21) e sexta-feira (22) a dar uma finalidade sustentável ao óleo de cozinha usado e que se descartado da maneira errada ele pode ser extremamente prejudicial. 

Um dos grandes desafios a serem enfrentados pela sociedade de consumo moderna, com certeza, se refere à geração, processamento e destino final de resíduos líquidos e sólidos. E somente através da educação ambiental encontraremos as soluções para estas questões.

O Professor Paulo explicou a importância de não jogar o óleo de cozinha diretamente nos ralos e nas pias, pois o mesmo provoca um grande impacto no meio ambiente contaminando rios, lagos, praias e o solo, além de entupir canos e interferir no processo de tratamento de esgoto nas estações.

“Apenas um litro de óleo pode contaminar 25.000 litros de água” explicou o Professor.

Na oportunidade ele ainda demonstrou de forma lúdica para os alunos, como fazer o descarte correto e também como o óleo pode ser reciclado e transformado em combustível ou sabão, e assim gerar impactos ambientais, sociais e financeiros bastante positivos.

Descarte correto

O óleo deve ser armazenado em garrafas pet devidamente limpas (lavadas e secas). É importante lembrar também, que antes de guardado, o óleo deve ser peneirado, para retirar partículas sólidas e restos de alimentos. Outra observação é que o material deve estar puro, ou seja, não pode ser misturado com água.

Depois a garrafa deve ser devidamente entregue em pontos de coleta próprios, responsáveis por destinar o óleo para reciclagem, com a produção de sabão e biodiesel.

Responsabilidade Social

Para envolver toda a comunidade escolar com a coleta do material o Colégio Seletivo se colocou à disposição como ponto de coleta, então as garrafas cheias com óleo podem ser entregues pelos alunos na própria escola.

Com intuito de sensibilizar e estimular alunos e pais para o descarte correto do resíduo, a cada 4 garrafas recicladas, será doado um litro de óleo novo para instituições de caridade.

“Envolver os alunos em atividades como esta é fundamental para que eles vejam que podem fazer parte da solução de um problema que é extremamente prejudicial para os nossos recursos naturais. Os alunos são multiplicadores de informações e sabemos que eles levam o que aprendem na escola para os familiares e, com isso, é possível termos resultados excelentes na transformação da sociedade”, destacou a coordenadora Isabel Nogueira.

Biodiesel

O óleo coletado será destinado como matéria-prima para a produção do biodiesel, um combustível renovável e menos prejudicial ao meio ambiente.

O biodiesel é um combustível que pode ser usado no lugar do óleo diesel, em motores de caminhões, automóveis, etc. Sua vantagem é ser mais barato e menos poluente que o seu semelhante. O biodiesel é produzido nas usinas através da mistura do óleo vegetal a um certo tipo de álcool.

Renovável e biodegradável, o biodiesel é obtido comumente a partir da reação química de lipídios, óleos ou gorduras, de origem animal ou vegetal, com um álcool na presença de um catalisador (reação conhecida como transesterificação). Pode ser obtido também pelos processos de craqueamento e esterificação.

Galeria de Fotos

Você pode assistir a palestra no Facebook do Colégio Seletivo (clique aqui)

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.