Pesquisar
Close this search box.

Ricardo Costa: Sinônimo de comunicação orgânica e intuitiva

O estagiário que andava de skate, patins e bicicleta, transformou-se em um exímio comunicador.

Orgânico e tecnológico ao mesmo tempo. Um competente produtor de conteúdo, especialista em trilhas, ou “um engenheiro de áudio”, como disse Tiago Pettenuci, coordenador da TV Câmara e professor da FACCAT. Com métodos e técnicas que se conectam as pessoas, aplica seu conhecimento na arte de comunicar.

Eclético: seu repertório profissional passa pelas pick-ups de DJ, à produção sofisticada de trabalhos publicitários, rádios, sites, gerenciamento de redes sociais, campanhas políticas à comunicação contemporânea.

Sua versatilidade permite realizar campanhas institucionais completas – das etapas consecutivas de produção, até o produto final e sua colocação no mercado. Você nem imagina, mas já foi influenciado pelos trabalhos dele, dos quais, alguns vídeos com mais de 3 milhões de visualizações e cerca de 100 mil reações.

Ao longo de quase duas décadas, o comunicador, radialista e DJ deixou de ser um aprendiz para ser um dos principais profissionais quando se fala de mídia.

O segredo – sua dedicação, tirocínio e, acima de tudo, vocação. O conhecimento tácito, adquirido ao longo de experiências com outros profissionais da área e estudos, o aperfeiçoaram na mesma velocidade da evolução das tecnologias e da comunicação.

Trabalhou com fitas k7 e vhs, discos de vinil, máquinas de escrever e fotográficas analógicas, passando por mds, cds até os dias de hoje com cartões, pendrives, nuvem, streaming, etc.

“extremamente profissional, você pode confiar na qualidade dos serviços que ele presta!”, afirma: Toninho de Faveri, âncora do jornalístico “Rotativa no Ar” da Rádio Nova Tupã.

TRAJETÓRIA

Filho único, criado pela mãe Maria da Silva – de quem tem muito orgulho, iniciou cedo no trabalho. Seu primeiro emprego aos 13 anos, foi como entregador de jornais da Folha de São Paulo.

O menino que ainda brincava de skate, patins e empinava bicicleta pelas ruas da Vila Industria, tinha atrativos alheios à sua aptidão para a comunicação e poderia ter seguido caminhos diferentes, não fosse a sensibilidade de Ricardo Amado, que enquanto poucos lhe davam direcionamento e outros duvidavam que o jovem fosse de fato se firmar como um profissional de comunicação, foi a primeira pessoa a acreditar em seu potencial.

Gabi Fonseca, diretor das Rádios: Nova Tupã e 97FM:

“Tenho muito carinho e respeito pelo Ricardo, pelo trabalho que faz na Assessoria de Imprensa, e por manter uma relação imparcial e profissional com os veículos de comunicação.

No começo dos anos 90, quando ser DJ era pura diversão, suas habilidades com a produção de áudio levaram Ricardo Costa para o rádio, eleições e estúdios de produções, pelas mãos de Toninho Gaspar e Luís Feliciano, mais tarde se tornou um profissional essencial para a produção de programas e conteúdo para rádios, chegando a distribuir o Programa Ritmo para mais de 100 rádios FMs do Brasil e até do Paraguai. Esse programa formou a maior rede de rádios da região e pelo país, sendo irradiado todos os sábados à noite!

Ademar Pinheiro, proprietário da Rádio Cidade e Advogado, foi categórico: “Ricardo Costa está entre os melhores profissionais e é indispensável para a comunicação regional”.

Na área de comunicação trabalhou e participou de programas e produção de conteúdo nas rádios: Clube, 97FM, Nova Tupã, Band FM, Cidade, Jovem Pan, Diário (Marília) e Marilia FM, 93FM (Adamantina), 98 FM (Prudente). Site: G1, Mais Tupã, Tupãense Notícias, Tupã City, Unisite, Jornais: Diário, Folha do Povo e Impacto. TVs: TEM, Band, SBT, Record, Câmara, Universitária, entre outros.

Através de sua primeira vocação, outras opções de trabalho surgiram. Entre elas, um concurso na Prefeitura de Tupã, para atuar como OPERADOR DE VÍDEO E ÁUDIO na então Divisão de Imprensa da administração de Manoel Gaspar.

– Com sua criatividade e capacidade para atuação na comunicação institucional, setor que se tornava cada vez mais profissional, com reportagens, inaugurações, cerimoniais e uma nova dinâmica, Ricardo Costa tornou-se uma das engrenagens para cobertura, organização e realização dos eventos públicos, constatou o chefe do setor a época, radialista e comunicador Jota Neves, que também trabalhou com o Ricardo na Rádio Clube.

Responsável pela comunicação da prefeitura nas gestões de Gaspar, Jota introduziu o uso de trilhas nos eventos públicos, bem como produções mais elaboradas dos áudios para rádios, fotos e entrevistas.

Gláucio Tolentino, da Band FM e TV Câmara: “Ricardo Costa é uma referência na área de comunicação e como DJ” e também destacou seu ótimo relacionamento na imprensa local e regional.

Mas foi o seu próprio desempenho e dedicação que lhe fizeram evoluir na comunicação, fato percebido por gestores e agentes públicos como Waldemir Gonçalves Lopes, prefeito por duas vezes, Manoel Gaspar, três mandatos, Ricardo Raymundo e, agora, Caio Aoqui e Renan Pontelli.

Alziro Sanches, chefe de redação do Jornal Diário: “Dedicado, competente e capacitado para atuar qualquer setor da mídia”.

Dezenove anos depois de iniciadas suas atividades na área da comunicação institucional, Ricardo Costa resume-se a agradecer e enaltecer a confiança de muitos colegas profissionais que acreditaram e agregaram a seu trabalho e aprendizado, ante a desconfiança de alguns, daquele moleque de skate.

Créditos: Jota Neves e Jornal Diário

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.