Zoonoses distribuirá 20 senhas por dia para agendamento de castração

Foto: BitCão

O Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Controle de Zoonoses de Tupã, começará a distribuir senhas para tutores de cadelas e gatas interessados no serviço gratuito de castração. Este ano, 900 cirurgias serão oferecidas e divididas entre domiciliados e acolhidos por protetores dos animais.

De acordo com o chefe de setor de Controle de Zoonoses, Robison Luis, 300 cadelas e 600 gatas poderão ser castradas. “A distribuição dos cadastros será de forma igualitária. A partir das 7h30 desta segunda-feira (02/8) começaremos a entregar 20 senhas por dia para que não haja aglomerações na Secretaria de Saúde”, informou.

As castrações de fêmeas são agendadas presencialmente, apenas o tutor da mascote pode solicitar a cirurgia, é necessário ser maior de 18 anos, levar RG ou CNH e apresentar comprovante recente de endereço.

“Apenas um animal pode ser castrado por domicílio. E ressaltamos a importância de vir ao setor de Zoonoses (Rua Paiaquas, 370) usando máscara de proteção individual e respeitando as regras de distanciamento social”, explicou a diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.

A demanda por operações de cadelas e gatas costuma ser bastante alta, o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, pede cooperação da população no cumprimento das regras. “Veterinários particulares realizam as cirurgias por meio de um convênio. Por isso há limitação de vagas e um planejamento restrito de senhas e cadastros por dia”, explicou.

As castrações de machos continuam durante todo ano e sem limite de vagas, pois são realizadas por um veterinário municipal. O prefeito Caio Aoqui destacou a importância da ação anual de castrações para o bem-estar e controle populacional, evitando situações de abandono.

“Estamos triplicando as castrações de cadelas e gatas em Tupã! Em três anos fomos de 300 castrações por ano para 900. Além de triplicar as castrações estamos fortalecendo a parceria com os grupos de proteção animal com o objetivo de combater o abandono e maus tratos”, informou o prefeito. Se você tem interesse em inscrever sua gata ou cadela, saiba mais ligando para 3404-2200.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.