Pesquisar
Close this search box.

PF faz busca e apreensão na prefeitura de Marília; fraude em licitações é investigada em 5 cidades

Segundo a Polícia Federal, um esquema de fraude em licitação acontece desde 2017 em 11 locais de 5 municípios. Polícia Federal cumpriu mandados da Operação Deméter na prefeitura de Marília na manhã desta sexta-feira (28)

A Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã desta sexta-feira (28) que investiga fraudes em licitação e cumpriu mandados de busca e apreensão em 11 locais de 5 cidades, entre eles a prefeitura de Marília (SP).

Segundo os policiais, o esquema acontece desde 2017. Policiais foram à prefeitura de Marília e em outros quatro endereços na cidade, entre eles, o setor de licitações e a cozinha piloto. São investigados funcionários e fornecedores supostamente envolvidos no esquema.

O objetivo é obter provas referentes a supostas fraudes de procedimentos licitatórios e superfaturamento de preços relativos a pregões presenciais para aquisição de frutas, verduras, legumes e ovos realizados pela prefeitura de Marília.

Segundo o apurado no inquérito policial, a inclusão dessa regra, ao restringir a competição, pode ter gerado o superfaturamento dos preços dos itens licitados, além de possível pagamento de valores a servidores públicos municipais durante o contrato das empresas fornecedoras.

Ainda segundo as investigações da PF, a empresa vencedora dessa licitação de 2017 também venceu outros pregões presenciais subsequentes, os quais também serão objeto de análise para apuração de eventuais fraudes. 

Existe ainda a suspeita de pagamento feito a servidores municipais e de superfaturamento dos produtos que eram destinados as escolas do município. 

Segundo as investigações, uma das empresas investigadas teria recebido R$ 2 milhões para fornecimento de alimentos. Porém, a PF não divulgou o valor que teria sido desviado pelo esquema. 

A Polícia Federal abriu um canal de denúncias presencial. O depoimento será anônimo e o delegado de plantão vai ouvir pessoas que perceberam problemas no fornecimento de alimentos para merenda escolar. 

Os mandados foram cumpridos nos municípios de Marília, Juquiá, Bauru e São José do Rio Preto. Os investigados poderão responder por fraude em licitação e corrupção passiva e ativa. 

A operação, que recebeu nome de Deméter, teve apoio das delegacias de Araraquara (SP), Bauru (SP) e Presidente Prudente (SP). Ninguém foi preso. O nome da ação foi inspirado na mitologia grega, pois Deméter é considerada a deusa da agricultura, possuindo autoridade divina e controle absoluto sobre as plantas e a colheita. 

Em nota, a Prefeitura de Marília informou que está atendendo toda a solicitação dos agentes federais disponibilizando toda documentação pertinente à operação. Disse ainda que é de interesse da administração, que pauta seus atos pela legalidade e honestidade, que sejam apurados os fatos “para total transparência desta gestão eficiente.”

Fonte. G1.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.