18 de Maio: “Faça Bonito” destaca como atendimento psicológico ajuda vítimas de violência

Acompanhamento profissional reduz traumas na vida adulta

Crianças e adolescentes que sofrem abuso, agressão ou exploração sexual podem carregar traumas que impactam toda formação para a vida adulta. Ciente disso, a campanha Faça bonito 2021 apresentou em um novo vídeo a importância da saúde mental para recuperação de vítimas de violência.

De acordo com o psicólogo, Jonatan Krauspenhar, as dúvidas sobre a necessidade de consultas com profissionais da área surgem dos próprios pais. “O atendimento fará com que novos vínculos sejam formados, para que o indivíduo possa administrar toda a situação que foi vivenciada ou que ainda está sendo vivenciada”.

O psicólogo ressalta ser crucial procurar apoio de profissionais qualificados diante de qualquer situação de risco ou suspeita de crime. O trabalho desenvolvido vai desde a criação de um vínculo terapêutico, onde o profissional atua como um mediador reestabelecendo a confiança perdida.

“Hoje, grande parte dos estudos diz que a criança atendida logo no início de uma situação de abuso, agressão ou exploração, mais rapidamente terá esse problema resolvido, não se perpetuando através da fase adulta”, explicou.

Neste ano, o objetivo da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente foi mobilizar a sociedade a partir de vídeos com especialistas, estreitando os laços com a comunidade por meio do site tupa.sp.gov.br/facabonito, nas semanas que antecedeu esse dia 18 de Maio – Dia Internacional de Combate à exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

De acordo com a conselheira tutelar, Anelise Ramiro Pereira, o Ambulatório de Saúde Mental e uma parceria com psicólogos do município asseguram o atendimento psicológico e psiquiátrico às vítimas atendidas pelo Conselho Tutelar. “Nós encaminhamos as crianças e adolescentes para o Ambulatório, assim como para os Psicólogos do Bem, que é um projeto de profissionais voluntários que oferecem todo suporte à saúde mental dessas crianças e adolescentes”.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.