Pesquisar
Close this search box.

Idosos da Casa dos Velhos recuperados da covid-19 recebem 2ª dose

11 moradores em isolamento no Dom Bosco concluíram esquema de imunização

Os idosos da Casa dos Velhos, que estavam em isolamento na unidade emergencial Dom Bosco após serem infectados pela covid-19, receberam a segunda dose da vacina na segunda-feira (15). Os 11 moradores são considerados recuperados da doença.

De acordo com a com a chefe de setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri, a Secretaria de Saúde de Tupã seguiu o informe técnico emitido pelo Ministério da Saúde de aguardar a melhora dos sintomas para aplicar o imunizante.

“A vacina só pode ser aplicada 30 dias depois da data de confirmação da doença, e após 7 dias sem sintomas agudos, e no caso de pacientes que tiveram perda do olfato e do paladar, a espera deve ser maior, porque esses sintomas tendem a se prolongar por mais tempo”, explicou.

Essa recomendação do Ministério da Saúde deve ser cumprida tanto para o esquema vacinal da AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a Fiocruz, quanto da Coronacav, do laboratório Sinovac e Instituto Butantan.

O adiamento das doses deve ser feito para pessoas confirmadas ou suspeitas da doença. Segundo o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, “em caso de quadros sugestivos de infecção por SARS- CoV-2, a orientação é para esperar pelo menos até quatro semanas desde o início dos sintomas, e para pessoas assintomáticas, devemos aguardar o mesmo período a partir da primeira amostra de PCR positiva”.

Cada vacina possui um esquema de vacinação separado em duas doses. O intervalo determinado para a vacina Sinovac/Butantan é de 21 a 28 dias, e para a AstraZeneca/Fiocruz, de até 12 semanas. Conforme o Ministério da Saúde, ainda que o indivíduo perca o prazo estipulado, ele deve tomar a segunda dose para completar a imunização.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.