ONCO/SP – Projeto de lei visa destinação de recursos a hospitais filantrópicos do Estado de São Paulo especializados em oncologia

PROGRAMA DE COMBATE AO CÂNCER

Já está pronto projeto de lei do Deputado Estadual Alex de Madureira (PSD-SP) para destinação de recursos a hospitais filantrópicos do Estado de São Paulo especializados em oncologia.

É a primeira vez que essas entidades receberão destaque prioritário no orçamento.

Chamada de ONCO-SP, a proposta vem num momento em que especialistas preveem uma explosão de casos de câncer mais graves e difíceis de tratar.

A doença já é a segunda que mais mata no mundo, atrás apenas de problemas cardíacos. No Brasil, são registrados, anualmente, cerca de 650 mil novos casos e 240 mil óbitos.

Com a pandemia de Covid-19, e o medo de sair de casa e se contaminar, milhares de pessoas deixaram de procurar atendimento médico para consultas e exames que detectam possíveis tumores em estágios iniciais.

Outros milhares de portadores da doença se isolaram e interromperam os tratamentos. Além disso, boa parte dos esforços médicos e hospitalares, em todo o mundo, foi direcionada para atender pacientes com coronavírus, deixando em segundo plano outras doenças.

Isso provocará, em breve, uma sobrecarga ainda maior ao sistema de saúde pública, que já tem dificuldade para cumprir a Lei 13.896/19, que estabelece o prazo de 30 dias para o Sistema Único de Saúde (SUS) realizar os exames necessários para o diagnóstico de câncer.

No Estado de São Paulo, existem 15 hospitais filantrópicos especializados em oncologia. Pelo projeto do Deputado, essas instituições passarão a receber mensalmente, recursos para o custeio dos serviços de saúde pública que prestam pelo Sistema Único. O rateio será baseado no volume de produção SUS de cada entidade.

O projeto foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (10/2), e torna permanente o Auxílio Financeiro às Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer – Onco São Paulo.

“O objetivo é fortalecer a estrutura dos hospitais de oncologia que atendem SUS com qualidade em atendimentos complexos, garantindo o bom funcionamento dos serviços hospitalares e atendendo as necessidades e demandas da população” destacou o deputado.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.