Tupã mantém sanitização em prédios públicos

Ação ocorre quando há casos suspeitos ou confirmados de covid-19 em repartições públicas

O Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Controle de Zoonoses, realizou na última sexta-feira (29) o serviço de sanitização na Escola Profissionalizante e nas sedes da Vigilância Sanitária e do Combate às Endemias de Tupã.

A descontaminação dos espaços é uma medida adotada pela Secretaria de Saúde para conter a propagação do coronavírus no município quando há casos suspeitos ou confirmados de covid-19 em profissionais que atuam em prédios públicos.

De acordo com o chefe de Setor de Controle de Zoonoses, Robison Luis, os agentes aspergem quaternário de amônia, substância eficaz no combate a micro-organismos e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “É uma ação preventiva e um protocolo em Tupã. Ao desinfectar ambientes, reduzimos a probabilidade de haver mais contaminações no local”.

Ao contrário de outras substâncias desinfetantes, o produto saneante não é tóxico à saúde humana, e não mancha superfícies. De acordo com o Secretário de Saúde, dr. Miguel Angelo de Marqui, quando se trata de espaços fechados, recomenda-se isolar o ambiente por cerca de 60 minutos. “Para não atrapalhar a rotina dos servidores, os agentes fazem a higienização no fim do expediente ou, como ocorreu na última sexta, no período noturno”.

A Prefeitura de Tupã ressalta que operações de desinfecção de ambientes e superfícies são recomendadas para locais com fluxo grande e contínuo de pessoas como hospitais, centros comerciais, escolas e repartições públicas. “Utilizamos máquinas costais elétricas, macacões, máscaras, luvas, botas, e óculos de proteção, ou seja, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) completos”, informou a diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.

A enfermeira orienta ainda que o processo de limpeza e sanitização com água, sabão, cloro ou álcool 70% é suficiente para reduzir a propagação da covid-19 nas residências.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.