Pesquisar
Close this search box.

O Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda

Em razão da pandemia decorrente da COVID-19 e, de modo a buscar a preservação de emprego e renda, o Governo Federal editou a medida provisória MP 936, a qual instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, que na época complementava as disposições previstas na MP 927 de 22/03/2020.

Conforme disposição dos parágrafos 3º e 7º do art. 62 da CF, as medidas provisórias têm vigência de 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação, podendo ser prorrogadas por igual período. Assim, na prática um medida provisória tem eficácia durante o período máximo de 120 (cento e vinte) dias, de modo que, para que as situações tratadas na MP continuem a ter validade para além dos 120 dias se faz necessária a conversão da MP em Lei

Foi justamente isso o que aconteceu com a MP 936, cuja publicação se deu em 01/04/2020 e, portanto, teria perda de sua eficácia em 29/07/2020. Por esse motivo, acabou convertida na Lei nº 14.020/2020, permitindo a continuidade do Programa para além do período de vigência da MP 936.

As medidas previstas na Lei 14.020/2020 se destinam a todos os empregados privados. Isso inclui tanto os empregados contratados pelo regime da CLT quanto empregados domésticos, além dos aprendizes e empregados contratados em regime de tempo parcial (art. 58-A da CLT).

Vários são os pontos atacados pela Lei 14.020, porém destaco nesta matéria alguns principais, como a permissão dos empregadores reduzir a jornada de trabalho contratual de seus empregados e, na mesma proporção, o valor dos salários, desde que mantido o valor do salário hora do empregado.

A suspensão temporária do contrato de trabalho por até 120 (cento e vinte) dias, devendo o empregador manter ao empregado a concessão de todos os benefícios concedidos habitualmente em razão do emprego, como planos de saúde, vale alimentação, vale refeição, vale combustível, dentre outros…

Outra inovação trazida pela Lei nº 14.020/2020 diz respeito à proibição de demissão sem justa causa dos empregados portadores de deficiência, nos termos do art. 17, V da Lei 14.020.

Apesar de o dispositivo fazer referência de que a demissão fica proibida durante o período de calamidade pública decorrente da pandemia do coronavírus, que foi reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6 de 20/03/2020, o entendimento que se tem é de que a proibição de demissão teve início somente a partir da vigência da Lei nº 14.020/2020, já que não havia previsão semelhante na MP 936.

Também tratou a Lei nº 14.020/2020 da possibilidade de repactuação de operações com instituições financeiras contraídas com o desconto em folha de pagamento de que trata a Lei nº 10.820/2003, durante a vigência do estado de calamidade pública, para os empregados que estejam contemplados pelos Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, bem como, aos que comprovarem a contaminação pelo coronavírus, o que deve ocorrer por meio de laudo médico acompanhado de exame de testagem.

Nessas hipóteses, será assegurado um prazo de carência de até 90 dias para os trabalhadores, a quem caberá a escolha de referido prazo, podendo ser inferior a 90 dias.

Devem ser mantidas as condições contratadas de juros, encargos e garantias, podendo a instituição financeira reduzir referidas obrigações por liberalidade sua, mas não podendo aumentar.

Como visto, a Lei nº 14.020/2020 manteve a essência das previsões contidas na MP 936 que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, especialmente quanto às hipóteses de adesão ao programa e forma de ajuda do Governo.

Porém, acabou abordando temas relevantes que não tinham sido contemplados pela MP 936, além de deixar algumas situações mais claras. Isso certamente colabora para a segurança jurídica, trazendo maiores e melhores condições para os empregadores avaliarem a viabilidade e consequências de adesão ao Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Carlos Henrique Luques Ruiz

Carlos Henrique Luques Ruiz

Dr. Carlos Henrique Luques Ruiz - Advogado; Pós Graduado em Direito Tributário; Perito Contábil; Pós Graduado em Gestão Pública com ênfase em Cidades Inteligentes. Membro do Conselho Regional de Prerrogativas da 18ª Região da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.