Passeio de trem de Paraguaçu Paulista pode reabrir em dezembro

Que tal reviver o passado e relembrar momentos históricos por meio de um transporte? É o que oferece a cidade de Paraguaçu Paulista com o tradicional passeio de maria-fumaça, que atualmente está em teste para uma possível reabertura definitiva no dia 5 de dezembro deste ano. A atração turística encontra-se fechada por conta da pandemia, mas deve retomar suas atividades respeitando todas as medidas de segurança com distanciamento social e higiene devido ao COVID-19.

O passeio de trem Moita Bonita, realizado pela maria-fumaça “Dona Lina”, percorre 24 km, partindo de Paraguaçu Paulista com destino final em Sapezal.  Ele atrai diversos turistas de todo o Estado, que fazem uma viagem no tempo cheia de cultura e história, já que foi a linha férrea que trouxe o progresso para o interior paulista, momento em que foram fundadas muitas cidades.

De acordo com o departamento de Turismo do município, ainda não há uma estimativa do valor que será cobrado pelo passeio. Antes, ele custava R$ 25,00, entretanto, o preço atual ainda está sendo analisado.

A capacidade do transporte é de 96 passageiros, divididos em dois carros, mas provavelmente essa quantidade será reduzida devido à pandemia.

História

O trem turístico e cultural “Moita Bonita” é uma locomotiva a vapor de fabricação britânica, produzida em Bristol (Inglaterra) no ano de 1879. Ele é o segundo mais antigo em operação de trens turísticos no Brasil.

A maria-fumaça fez parte da construção da estrada de ferro Sorocabana entre as cidades de Assis e Presidente Epitácio pela empresa do comendador José Giorge. Após sua desativação, foi utilizada como transporte do café e algodão da antiga Fazenda Santa Lina, onde foi preservada por muitos anos pelo comendador e sua família.

Por que “Dona Lina”?

No ano de 1998, a Sra. Lina Giorge Leuzzi fez a doação da locomotiva a Paraguaçu. Ficou por um tempo exposta na praça da Fonte Luminosa e depois foi transferida para um abrigo da antiga estação ferroviária. Em 2005, foi completamente restaurada e deu início às atividades de implantação do Projeto Estação Paraguaçu.

www,vemproximodestino.com

Porta documentos

Clique aqui

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Verena Raymundo

Verena Raymundo

Jornalista de formação e viajante por paixão. Para você que gosta de conhecer novas culturas e lugares diferentes, essa é a coluna certa. Vou compartilhar dicas de destinos que possam agregar diversão e conhecimento. Vamos embarcar nesta viagem? Vem comigo!

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.