O que você precisa saber sobre o Oktoberfest de Munique

Para aqueles que apreciam uma boa cerveja, gostam ou querem aprender mais sobre a cultura alemã, o Oktoberfest é o lugar ideal. O festival popular acontece em Munique, na região da Baviera, cidade que reúne história, beleza arquitetônica e delícias gastronômicas.

“Oktober” significa outubro e “Fest” festa . A origem do festival se deu no século XIX (19). Para celebrar o casamento do príncipe Ludwig I com a princesa Teresa da Saxônia, foi organizada uma grande festa em outubro de 1810. A comemoração durou cinco dias e, a partir dali, o evento se tornou tradicional para os alemães, que celebram há anos no país. Com o passar do tempo, a festa foi tomando uma dimensão cada vez maior, até se tornar o que é atualmente. E por que nos dias de hoje o Oktober inicia no mês de setembro? Porque a temperatura é mais amena neste mês na Alemanha.

Trata-se da festa mais famosa e tradicional da Alemanha, a qual reúne milhares de pessoas do mundo inteiro. Segundo o corpo de bombeiros local, o público da festa é composto por 60% de Munique e região, 20% de toda a Alemanha, 12% por europeus e apenas 6% vêm de outros continentes do mundo. Esses dados comprovam que as pessoas que mais curtem e apreciam o Oktoberfest são os alemães. Nas ruas de Munique também é possível notar essa valorização cultural, pois crianças, adultos e idosos andam vestidos a caráter com os trajes chamados lederhosen (dos homens) e dirndl (das mulheres).

Curiosidade

Com relação aos laços dos vestidos das mulheres, existe uma tradição interessante: laços amarrados para o lado esquerdo da cintura quer dizer que a mulher é solteira; lado direito é casada, pois elas usam a aliança na mão direita; para viúvas e crianças, o laço é amarrado para trás; e na frente a mulher não está interessada.

Quais são as tendas mais famosas da festa?

A entrada nas tendas é gratuita e em todas elas os visitantes escutarão músicas populares alemãs! Todas as cervejarias lançam uma edição especial com teor alcoólico mais alto. Sim, as canecas são de 1 litro e pesadas, então, prepare-se. Somente cervejas produzidas em Munique podem ser comercializadas na festa. Entre as tendas /cervejarias mais famosas e tradicionais estão:

-Augustiner-Bräu: É a cerveja mais vendida na Alemanha e, detalhe, que nunca precisou investir em publicidade, pois ela se vende por si só. Será que é boa? Pelo jeito SIM!

-Hofbräu-München: A cerveja alemã mais conhecida mundialmente e a sua tenda também é uma das mais concorridas.

-Paulaner: Marca de cerveja conhecida mundialmente com um sabor delicioso.

-Hacker-Pschorr: Cerveja das boas! Esta é uma das poucas tendas que tocam músicas mais modernas.

Gastronomia

Os alemães consomem muita carne de porco, por isso, a maioria dos pratos terá a “presença” suína. O mais procurado é o Schweinshaxe (joelho de porco). O Schweineschnitzel (bife a milanesa de carne de porco) e o Semmel (pão) com Wurst (linguiça) também são uma boa pedida.

Para aqueles que não gostam de carne de porco ou de carne, tem opções de frango Halbe Hendl, o famoso Bretzel (pão salgadinho), ou saladas como a Kartoffelsalat (de batatas) e Sauerkraut (repolho temperado).

Dicas

-Muita atenção com os valores das hospedagens! Faça a sua reserva o quanto antes, pois quanto mais se aproxima a data do festival, mais altos são os valores.

-Chegue o quanto antes na festa, em torno de 13 ou 14h, pois você precisa ter um lugar para se sentar para poder consumir dentro da tenda. A partir do momento que esgotam os lugares, eles fecham as portas e não é possível entrar na tenda.

Segue o link do vídeo mais detalhado sobre a festa:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Verena Raymundo

Verena Raymundo

Jornalista de formação e viajante por paixão. Para você que gosta de conhecer novas culturas e lugares diferentes, essa é a coluna certa. Vou compartilhar dicas de destinos que possam agregar diversão e conhecimento. Vamos embarcar nesta viagem? Vem comigo!

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.