Pesquisar
Close this search box.

10 ALIMENTOS QUE FAZEM PARTE DA SUA ALIMENTAÇÃO E QUE CONSUMIDOS EM EXCESSO FAZEM MAL A SAÚDE

Olá querido leitor do Tupãense Notícias! Tudo bem por aí? Espero muito que sim!

Hoje, com a ajuda de minha equipe, resolvi trazer para vocês uma lista de 10 produtos que fazem parte da nossa alimentação, no nosso dia a dia, e que muitas vezes nós não sabemos o mal que eles podem fazer.

Bora conferir?!

10 ALIMENTOS QUE FAZEM MAL, QUE VOCÊ COME TODOS OS DIAS

1. Margarina:

Apesar da falsa fama de ser uma opção mais saudável e de ter menos calorias que a manteiga, a verdade é que a margarina é o verdadeiro vilão. Ela faz parte da lista de alimentos prejudiciais à saúde devido aos óleos vegetais hidrogenados que compõem esse produto.

2. Carnes processadas:

Você é daquelas pessoas que não resistem a salsichas, salaminhos, linguiças, bacon ou mesmo a um bom presunto ou mortadela? Todas essas carnes são processadas e, por isso, são ricas em sódio e gorduras.

3. Refrigerantes:

Depois da água mineral, os refrigerantes são as bebidas mais consumidas ao redor do mundo, especialmente nos Estados Unidos. O problema é que as quantidades elevadas de açúcar presente na composição dessas bebidas podem trazer várias complicações à saúde ao longo do tempo. Como elas elevam os níveis de açúcar no sangue, as pessoas podem desenvolver resistência à insulina, o que pode resultar em diabetes, por exemplo.

4. Adoçantes artificiais:

Todo mundo acha que produtos light e diets são mais saudáveis. O problema, no entanto, é que todos esses produtos são ricos em adoçantes artificiais, como aspartame e sucralose, que substituem o açúcar.

Conforme estudos, é crescente o número de casos de aumento do açúcar no sangue em pessoas que fazem uso frequente de adoçantes. Isso faz com que o produto tenham um efeito reverso do esperado, deixando seus consumidores mais expostos à obesidade, ao diabetes e até mesmo à hipertensão.

5. Frituras:

Embora sejam sempre deliciosas, frituras fazem parte da lista de alimentos prejudiciais à saúde e todo mundo sabe disso. Quando você come alguma comida frita, você acaba consumindo “toneladas” de gordura saturada, que leva à obesidade, ao diabetes e aumenta de forma assustadora a propensão de doenças cardíacas.

6. Pipocas de micro-ondas:

Nada melhor que um filme ao lado de quem se ama, um edredom e uma pipoca, especialmente se for de micro-ondas, muito mais fácil de preparar. Não é verdade?

Mas, mesmo deliciosas, as pipocas de micro são alguns dos alimentos prejudiciais à saúde que devem ser evitados. O problema não são apenas as grandes quantidades de gordura e sódio, mas também o revestimento do próprio saco da pipoca. Conforme estudos, eles contém substâncias químicas perigosas, como o ácido perfluoroctanic, diretamente associado a distúrbios da tireoide, ao câncer e a doenças pulmonares.

7. Alimentos enlatados:

Apesar da praticidade, esses também são alimentos prejudiciais à saúde devido ao revestimento dos recipientes que os enlatados são comercializados. Conforme estudos, as latas contêm bisfenol A, um composto capaz de interferir nos níveis hormonais do organismo, causando obesidade e uma série de outros problemas, especialmente puberdade precoce nos mais jovens.

8. Macarrão instantâneo:

Eles também salvam na hora da fome, mas de jeito nenhum são uma opção saudável para sua alimentação. Além das calorias exorbitantes do macarrão instantâneo, eles fornecem pouquíssimos nutrientes e são uma bomba no quesito sódio.

Qual a consequência do consumo frequente desses alimentos? Aumento da pressão arterial, que pode levar a ataques cardíacos e derrames. Isso sem contar o aumento do colesterol, que conduz a outros problemas, também bastante sérios, de saúde.

9. Pães brancos:

Um pãozinho é sempre muito bom, mas eles são alimentos “pobres”, quando feitos com farinha branca. Apesar do sabor, eles oferecem pouquíssimos nutrientes, são muito calóricos e podem levar ao aumento de açúcar no sangue e ao ganho de peso.

10. Produtos à base de soja:

Como no caso da margarina, produtos à base de soja são entendidos como saudáveis, mas estão entre os alimentos prejudiciais à saúde quando consumidos em excesso. Ricos em isoflavonas, esses compostos da soja imitam o hormônio estrogênio (bastante presente no corpo da mulher) e que, em altas concentrações, pode causar problemas de fertilidade.

Muito interessante a matéria de hoje, não é mesmo?

São produtos que consumimos todos os dias e que muitas vezes não sabíamos dos mal que eles nos fazem.

Vamos tomar cuidado com nosso hábitos alimentares, meus amigos!

Comente no post dessa matéria no meu Instagram quais desses alimentos você consome no seu dia a dia!

Instagram:
@gustavoguimaraes_oficial
Facebook:
Gustavo Guimaraes

Mais informações exclusivas sobre essa e outras matérias estão na nossa página oficial do
Facebook AlgoA+

Acompanhe as minhas redes sociais!

Sempre tem muitas novidades por lá, e uma programação de lives exclusivas!

Você que leu essa matéria, muito obrigado!

Espero vocês aqui na terça-feira, se Deus quiser!

Essa é a fonte usada para montar a matéria, nela estão todos os dados fornecidos:
r7.com/10-alimentos-prejudiciais-saude-que-voce-come-todos-os-dias

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.