Pesquisar
Close this search box.

Saúde reforça a importância do distanciamento social

Atitude diminui significativamente as chances de contaminação pelo Coronavírus

Além das medidas de enfrentamento do Coronavírus que já são realizadas pela Prefeitura de Tupã, a população tupãense também precisa colaborar através do distanciamento social, reforço dos hábitos de higiene e uso de máscaras de proteção da forma correta.

A recomendação é sair de casa o mínimo possível e evitar aglomerações. É importante adiar festas, comemorações e saídas sem necessidade. O distanciamento social vai ao encontro das recomendações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e importantes autoridades da ciência e da medicina.

Essa atitude parece simples, mas reduz significativamente os riscos de contaminação pelo Coronavírus, contribui para a diminuição da quantidade de infectados e também evita um colapso no sistema de saúde de Tupã, já que com um número menor de pessoas contaminadas é possível prestar o atendimento para todos de forma adequada.

Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que ao sair da residência, a primeira recomendação obrigatória é o uso de máscaras de proteção, que deve cobrir nariz, boca e queixo. Após o uso, o equipamento deve ser retirado pelas laterais e higienizado com água e sabão, ficar de molho por 30 minutos e, após enxaguar e secar naturalmente, deve receber uma passada de ferro quente.

A segunda orientação é que apenas uma pessoa da família (que não se enquadre no grupo de risco) faça as compras em mercados, farmácias ou qualquer outro local. O cidadão deve manter a distância de no mínimo 1,5m dos outros indivíduos, além de andar com álcool em gel 70%, para higienização constante das mãos.

Já a terceira instrução é que, ao chegar em casa, a pessoa deve deixar os calçados para o lado de fora e tomar um banho imediatamente, e as roupas que foram usadas devem ser colocadas para lavar. Desta forma, caso o munícipe tenha algum tipo de contato com o vírus, as chances de contaminação no ambiente (e de seus familiares) é menor.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, explicou o porquê de as pessoas adotarem o isolamento social. “O Coronavírus só entrará na residência caso alguém leve ele. Se toda a família ficar isolada, não há a possibilidade de contaminação. mas sabemos da necessidade de sair para suprir necessidades básicas. Por isso, essas recomendações diminuem muito o risco de propagação do vírus, garantindo a saúde do munícipe e de sua família”, afirmou.

Sintomas do Coronavírus

Os principais sintomas são tosse seca, febre e cansaço. Algumas pessoas podem ainda sentir dores no corpo, inflamação da garganta, congestionamento nasal, diarreia, dificuldade para respirar e perda do olfato e/ou paladar. Além destes, podem ainda aparecer outros sintomas menos comuns, como arrepios, náusea ou vômito, inchaço dos olhos, tosse com sangue, entre outros.

Caso esses sintomas sejam identificados, o munícipe deve ligar em qualquer unidade ou posto de saúde, para se informar sobre os procedimentos. É importante que a pessoa não vá até a unidade sem a solicitação dos atendentes, pois caso esteja realmente contaminado, esta atitude pode fazer com que o vírus se propague.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.