Pesquisar
Close this search box.

Viveiro Municipal é revitalizado na Semana do Meio Ambiente

Limpezas e roçadas foram feitas para remodelar o local

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Tupã segue com a revitalização do Viveiro Municipal, com o objetivo de atender melhor a população e produzir mais mudas. A população pode retirar até 5 mudas e contribuir para a preservação da natureza.  

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, devido à pandemia do coronavírus, não será realizado nenhum evento ou distribuição de mudas em comemoração à Semana do Meio Ambiente, para evitar o contagio e aglomerações. Porém, para comemorar a data, a Pasta decidiu revitalizar o Viveiro para ampliar a produção de mudas.

O local conta com uma área de aproximadamente 70.000 m² para acomodar diversas espécies de mudas, entre elas: oiti, jambo do norte, quaresmeira, ipês, pau-brasil, canelinha, flamboyant, entre outras. Na última semana, este espaço recebeu limpeza e roçada, além da organização de plantios para a produção de novas mudas.

Atualmente, o viveiro conta com mais de 10 mil mudas e estão sendo plantadas mais 10 mil, que serão disponibilizadas para a população até dezembro. Além destas, 6 mil mudas de eucalipto estarão prontas para a retirada dos munícipes em cerca de 90 dias. Estas plantas estão disponíveis gratuitamente para todos os munícipes, mediante procedimento de retirada.

A Secretaria também informou que no ano de 2019, 900 mudas foram fornecidas à população e, que semanalmente, mais de 10 autorizações para retirada das mudas são solicitadas. Já no começo deste ano, foram retiradas cerca de 350 mudas mensalmente. Todas destinadas às residências do município, fazendas e chácaras da região.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Rodrigues – “Zé Vinagre”, explicou que cada munícipe pode retirar até 5 mudas no viveiro por vez, mediante autorização previamente emitida na sede da Pasta; sendo que o serviço pode ser solicitado a cada 30 dias.

“Os interessados devem solicitar as mudas na sede da Secretaria, localizada na rua Francisco Budaibes, 101, munidos do RG e CPF, e devem preencher um formulário. Será emitida uma autorização, que possibilita a retirada das mudas no Viveiro, situado na rua das Embuias, 158, no Delta Vile”, informou.

José também enfatizou que os interessados precisam informar o endereço onde as mudas serão plantadas, para que as equipes da Secretaria façam a fiscalização destes locais regularmente e, caso necessário, oriente sobre o cultivo das espécies.

“A retirada de mudas no viveiro contribui para a preservação ambiental e para a qualidade de vida na cidade. Porém, além da retirada, é necessário o plantio no local correto, da forma certa e com os devidos cuidados para que a muda cresça e se desenvolva. Convido a população para conhecer as instalações do Viveiro e retirar as mudas”, convidou.

O prefeito Caio Aoqui citou algumas realizações mantidas pela Prefeitura para a preservação do meio ambiente, em especial os diversos tipos de coletas. “Preservamos a natureza, promovendo o descarte correto de resíduos, fomentando a reciclagem, temos iniciativas para o destino adequado de óleo, pneus, lixo eletrônico. Além de contar com coletas seletivas entre recicláveis e orgânicos; a manutenção de iniciativas voltadas ao recolhimento de móveis, materiais inservíveis e galhos, entre outros projetos e iniciativas voltados ao meio ambiente”, lembrou.

O chefe do executivo também explicou que com a ajuda da população, a Administração recupera áreas verdes e contribui para melhora da qualidade do ar, regulagem de temperatura, sombras e estética da cidade. Caio ainda convidou a população para a retirada das mudas por meio do viveiro.

“O plantio de árvores contribui para diversos fatores de equilíbrio com a natureza, além de promover qualidade de vida para a população e tornar a cidade mais bonita e atraente. Por isso, convido a todos para conhecer o Viveiro Municipal depois da revitalização e retirar mudas para ajudar na preservação da natureza”, convidou.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.