Pesquisar
Close this search box.

Patrulha Rural ajuda o desenvolvimento da agricultura local

Programa é uma parceria da Prefeitura com pequenos produtores rurais da cidade

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente disponibiliza serviços e empréstimos de implementos agrícolas para pequenos e médios produtores rurais (de 1 a 10 alqueires) por meio da Patrulha Rural. O objetivo é estimular o desenvolvimento da agricultura local, através do aumento das produções e crescimento do setor.

De acordo com a Pasta, os incrementos disponíveis para empréstimos são: gradão, aiveca, grade niveladora, plantadora de mandioca, esparramador de calcário/adubo, tratores entre outros equipamentos. Destes, os solicitados com mais frequência são: grade aradora (gradão), grade niveladora e arado (aiveca).

Segundo a Secretaria, a área total atendida em 2020 é de aproximadamente 83,7 alqueires. Nessa época do ano, o cultivo de mandioca na região é predominante e, que nos próximos meses, a predominância passa para o cultivo de amendoim. Neste ano, o programa já atendeu 82 produtores, sendo 28 em janeiro, 13 em fevereiro, 15 em março, 11 em abril e 15 em maio.

O titular da Pasta, José Rodrigues – “Zé Vinagre”, informou que os serviços da Patrulha Rural são fornecidos com o preço abaixo do mercado, pois ampara aqueles produtores rurais que querem ampliar sua produção, porém não possuem recursos suficientes para adquirir as ferramentas necessárias.

“Toda a quantia arrecadada com a Patrulha Rural é revertida em manutenção dos maquinários e aquisição de novos implementos para o projeto. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos pequenos e médios produtores e, por isso, oferecemos alternativas que ajudam no desenvolvimento da agricultura local e contribui para a manutenção da frota usada”, informou.

José enfatizou que para solicitar os serviços e empréstimos da Patrulha, é necessário preencher o requerimento com dados pessoais e da propriedade e, após realizar o pagamento do boleto bancário, emitido junto ao requerimento, o produtor é informado e a solicitação passa a fazer parte da lista.

“Para solicitar, basta comparecer no departamento de agricultura, situado junto à secretaria, informar a posição da propriedade, quantidade de área a utilizar os implementos e gerar o boleto bancário. Estamos no período de colheita de mandioca, que é o segundo principal produto agrícola de nossa cidade; e com esta iniciativa possibilitamos que os pequenos e médios produtores consigam produzir e colher de forma mais eficiente”, convidou.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.