Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura e Secretaria de Saúde determinam novas medidas para combate da Covid-19

Diretrizes vão desde a expansão dos atendimentos à testagem dos profissionais de saúde

O novo Plano de Enfrentamento do Coronavírus em Tupã foi apresentado nesta quarta-feira (3) em Coletiva de Imprensa. As estratégias foram criadas para melhorar as ações de combate à pandemia e incluem mudanças nos atendimentos das unidades de saúde e de monitoramento da doença no município.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, a cidade já superou a fase em que a adoção de medidas para contenção do vírus é suficiente.

“Agora, precisamos começar a enfrentar o Coronavírus. Para isso, faremos exames em profissionais de saúde em atividade na Atenção Primária à Saúde (APS), hospitais, prontos-socorros e Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”.

Conforme o diretor do Laboratório Municipal, Edi Carlos Iacida, a solicitação dos exames de teste rápido deverá ser realizada também para casos de pessoas que mantiveram contato com pacientes suspeitos de COVID-19.

“Além disso, para garantir a segurança no encaminhamento de pacientes suspeitos para exames ou internação, reforçamos o treinamento das equipes”, explicou.

O Dr. Miguel informou também que visitas coordenadas acontecerão em áreas com pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o novo vírus. “Serão trabalhos de busca ativa por novos suspeitos, realizadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde. Iniciaremos um mapeamento que possibilitará medir a severidade da pandemia, conforme cada bairro de Tupã”, disse.

Para atender melhor os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e reduzir a exposição das pessoas de outros quadros clínicos, “criamos salas próprias para isolamento em todas as unidades de saúde, além de uma nova sala para intubação de casos graves na UPA.”, contou o médico.

Pensando na otimização dos atendimentos à população, de acordo com o prefeito Caio Aoqui, as unidades de saúde voltaram a atender 8 horas por dia.

“Reduzir o atendimento para apenas 6 horas diárias causou prejuízos. Com o plano de enfrentamento, percebemos que a melhor decisão seria retornar o período normal de atendimento”, afirmou.

Outra ação que beneficiará a população e, principalmente, os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à doença foi o cumprimento do Protocolo de qualificação para compra dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Segundo o prefeito, a compra de materiais e produtos como máscaras, luvas e aventais, será feita considerando a eficiência dos insumos e não apenas o custo baixo.

“A qualidade do material é crucial para garantirmos a segurança dos profissionais envolvidos na testagem, recepção e diagnóstico dos tupãenses. Os produtos podem até ser mais caros, mas protegerão nossas equipes”, finalizou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.