Pesquisar
Close this search box.

Cadastramento no SUS continua disponível na versão on-line

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, relembra a população de Tupã sobre a importância de efetuar o cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS). A atualização é uma determinação do Ministério da Saúde que garante mais medicamentos e recursos para o município.

Segundo informações da Pasta responsável, a Prefeitura disponibilizou a versão on-line da atualização do cadastro para que, desta forma, mais munícipes realizem a atualização dos dados, seguindo as recomendações do Ministério sobre o distanciamento social diante da pandemia do novo Coronavírus.

O cadastramento on-line pode ser acessado no banner abaixo. Basta o munícipe clicar que será direcionado para o link oficial.

De acordo com a diretora do departamento de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer, a Secretaria de Saúde realizou diversos mutirões de cadastramento no centro da cidade. Porém, com as novas medidas de distanciamento social as ações tiveram de ser paralisadas e, para que o município pudesse cadastrar 100% da população, a Administração encontrou este novo caminho para alcançar o objetivo e facilitar a atualização.

“Até o momento 37.062 munícipes realizaram o cadastramento no SUS. No entanto, o município de Tupã conta com população estimada, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 65.524 pessoas, o que indica que apenas 56,6% da população realizou o cadastramento”, contou.

A diretora explicou que, apesar de mais da metade da população já ter atualizado os dados, o cadastramento de toda a população do município é fundamental. “Nos próximos meses, o Governo Federal irá repassar os recursos do SUS de acordo com a quantidade de pessoas cadastradas no sistema e não com base na população total. Por isso, é extremamente importante que todos os munícipes atualizem os seus dados, mesmo os que utilizam serviços de saúde privados”, explicou.

Simone ainda explicou que o número de pessoas cadastradas altera de acordo com diversas variáveis. “Na última contagem de cadastramentos efetuados, tanto pelas Unidades Básicas de Saúde e mutirões, como também na versão on-line, contabilizamos mais de 38 mil munícipes. Porém, aquelas pessoas que já não moram mais em Tupã não podem mais ser contabilizadas no cadastramento. Inclusive, até mesmo os cadastros que faltaram informações sobre o munícipe são descartados. Por isso, é essencial que as pessoas que ainda não se cadastraram, prestem muita atenção para que nenhum dado esteja incorreto”, esclareceu.

Já o secretário municipal de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, contou que a população precisa estar consciente sobre o cadastramento, para que o município receba o apoio do Ministério da Saúde e também o repasse de todo o valor adequado para a demanda do sistema público de saúde.

“O repasse que chegará ao município é muito importante, pois será através dele que a Administração poderá manter todos os recursos para atender toda a população através das Unidades de Saúde do município”, ressaltou.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.