Pesquisar
Close this search box.

Saúde volta a atender com logística especial para casos de Covid-19

Todas as unidades terão acesso a ambulância, salas e pessoal específicos

A Secretaria de Saúde de Tupã informou que a partir da segunda-feira (18) todos os servidores das unidades de saúde do município voltarão a trabalhar em horário normal das 7h às 17h. Para que o retorno ao atendimento em período integral seja seguro, as demandas de pacientes com síndrome gripal serão concentradas em ambientes específicos.

O secretário de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, esclareceu que os quadros de síndrome respiratória aguda receberão tratamento em sala de isolamento. E todos os pacientes devem usar máscara e não levar acompanhantes, reduzindo as chances de aglomeração nas unidades.

Após triagem da equipe médica, as pessoas que tiverem sintomas suspeitos de Coronavírus (Covid-19) serão monitoradas e transportadas apenas em ambulância destinada especificamente para esses casos.

“Dependendo da necessidade, o paciente poderá ser levado para realizar exames ou para o isolamento hospitalar. Caso não haja severidade, será deixado em casa por essa mesma ambulância, assim estará imediatamente em isolamento domiciliar”, explicou.

O secretário contou que um trabalho de mapeamento por amostragem da situação de saúde da população começará a acontecer em diferentes áreas da cidade. “Esse retorno mais regionalizado tem o objetivo de aumentar o acolhimento à população considerada, de certo modo, desassistida nesse momento. Para isso, o empenho médico se faz fundamental”, ressaltou.

Dr. Miguel afirmou ter definido com as equipes da Atenção Básica que o fluxo nas unidades será controlado para preservar a saúde da população e dos funcionários. “O atendimento presencial com médico, de enfermagem, vacinas, ou seja, todas as estratégias dessas unidades voltarão a acontecer presencialmente. Porém, apenas para casos de urgência e emergência”, encerrou.

De acordo com a enfermeira do setor de Atenção Básica, Mariana Parra Sanches, os trabalhos de grupo e programas de rotina, para diabéticos e hipertensos por exemplo, estão suspensos. “O usuário que apresentar alguma necessidade de atendimento deve ligar em sua unidade de saúde para que haja organização dos horários. Assim, pacientes agudos não ficarão junto com casos de síndrome gripal”, explicou Mariana.

A enfermeira comunicou que os acompanhamentos de pré-natal estão mantidos no Ambulatório Médico de Especialidades Municipal (AMEM) para as gestantes das Unidades de Saúde da Família e da UBS da Vila Abarca. A Vila Formosa e o Centro de Saúde, por terem estrutura maior, disponibilizaram entradas especiais para obstetrícia e pediatria.

A enfermeira disse ainda que os idosos devem evitar retirar pessoalmente as receitas, e a renovação pode ser por telefone. O monitoramento dos casos de síndrome gripal também será feito por visita, em caso de pacientes acamados.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.