Pesquisar
Close this search box.

DIVERGÊNCIA

Em cálculo vetorial, o operador divergência é um operador que mede a magnitude de “fonte” ou “poço/sorvedouro” de um campo vetorial em um dado ponto, isto é, ele pode ser entendido como um escalar que mede a dispersão ou divergência dos vetores do campo num determinado ponto.

Divergência de dados é um estado em que os discos de cada site contêm atualizações de dados que não foram espelhadas para o outro site. A cópia dos dados de cada site reflete as gravações de volumes lógicos que estão ausentes da cópia dos dados do outro site.

No senso comum o termo ideologia é sinônimo ao termo ideário, contendo o sentido neutro de conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas.

Podemos simplificar o significado de divergência, como a separação que ocorre de modo progressivo e continuado, ou seja, o aumento progressivo da distância entre duas direções não paralelas, uma falta de entendimento, uma discordância de opiniões, um desentendimento.

Hoje muito mais escancarada, devido às facilidades de acesso às mídias virtuais, é natural as pessoas demonstrarem suas ideias e contrariar prontamente as ideias e opiniões, criando ideias de divergência.

As divergências sempre existiram, porém, não de forma tão explicita como atualmente, muitas vezes, sem ao menos conhecimento de causa, apenas discordar por posicionamento próprio, muito mais ligado à “opinião” do que, tese formada.

Facilmente encontramos debates nas redes sociais, seja por “esquerda” e “direita”, quando falamos em política, seja em época de pandemia como no caso da COVID-19, onde existe uma corrente que defende a “saúde” para que todos não saiam de casa, enquanto outros defendem a “economia” afirmando que as formas aplicadas pelos governos, com fechamento dos comércios são mais prejudiciais que o próprio vírus, aqueles que defendem a alimentação de carne, outros que são veganos e vegetarianos, dentre tantos outros aspectos e posicionamentos diferentes entre o ser humano.

É preciso termos como divisor o BOM SENSO, ou seja, defender suas ideias e pensamentos, respeitando o outro, pois como dizia Nelson Rodrigues “Toda unanimidade é burra”, resumindo perfeitamente que é necessário a divergência, pois só com pensamentos e ideias contrarias podemos encontrar um terceiro termo, talvez aquele necessário para provar que nem “a” e “b” apenas estão corretos, livre expressão, democracia, liberdade, valores e princípios que regem o direito de cada pessoa, acreditar no que quer, ser livre para defender o que entende, desde que não sela ilícito, e com a ciência de que o seu direito vai até onde inicia os direitos do outro.

A divergência quando representar a falta de entendimento entre duas coisas que são distintas, como ideias, opiniões, argumentos, deve ser saudável e criar aprendizado, este é o grande desafio, não podemos “blindar” nossos pensamentos e opiniões, fazer isso, é contrariar o aprendizado, portanto, tornar-se “burro” se seguirmos a frase de Nelson Rodrigues.

Precisamos firmar nossas convicções, mas com sabedoria, estudos, fontes seguras, e depois de termos todos estes fatos favoráveis à nossa tese, mesmo assim, ainda podemos sofrer uma queda em nossa afirmação, trazida pelo tempo, pois não vivemos estaticamente, o mundo está em constante mudanças, e precisamos nos reciclar diariamente, portanto, rever posições anteriores, opiniões, não é afirmar um erro, é evoluir e mudar suas convicções.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Carlos Henrique Luques Ruiz

Carlos Henrique Luques Ruiz

Dr. Carlos Henrique Luques Ruiz - Advogado; Pós Graduado em Direito Tributário; Perito Contábil; Pós Graduado em Gestão Pública com ênfase em Cidades Inteligentes. Membro do Conselho Regional de Prerrogativas da 18ª Região da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.