Reabertura do comércio em Tupã começa segunda-feira (11)

Uma coletiva de imprensa aconteceu neste fim de tarde (8) na sala de reuniões do Sincomércio – Sindicato do Comércio Varejista de Tupã, para apresentar as novas normas relacionadas ao CORONAVÍRUS.

O novo decreto sobre as diretrizes da reabertura do comércio será publicado no Jornal Diário de segunda-feira (11).

A flexibilização prevê o uso de máscaras em todos os ambientes públicos e privados, distanciamento entre as pessoas e as normas de higiene. Os estabelecimentos devem fornecer máscaras aos colaboradores e proibir a entrada de clientes sem máscara.

Os locais não podem receber mais do que 30% da capacidade de pessoas, orientar as filas externas, com distanciamento de 1,5 metros e informar os riscos de contaminação. Proibido entrar crianças de 0 a 12 anos, idosos e grupos de risco, exceto nos serviços essenciais. Horário especial de funcionamento e área de pagamentos.

Os comércios terão datas específicas para o retorno e deverão assinar um termo de compromisso que estará disponível no site da prefeitura e o decreto poderá ser suspenso conforme necessário, caso ocorra aumento dos casos, a não obediência das normas, ocupação de mais de 50% dos leitos de UTI ou o comitê de enfrentamento da pandemia julgue preciso.

Haverá uma fiscalização rigorosa por parte de uma Equipe de Fiscalização composta de 64 fiscais além da Vigilância Sanitária Municipal, aplicando advertências e multas conforme o decreto estadual de R$2.761 até R$27.610; alvará caçado ou estabelecimento interditado e valor dobrado a cada reincidência.

Veja algumas especificações:

Barbearias e salão de beleza – 11/5

Apenas atendimento individual, com hora marcada, higienização de equipamentos com álcool 70 ou água e sabão. Uso obrigatório de máscara, e as capas devem ser descartáveis.

Restaurantes, bares, lanchonete – 14/5

Atendimento até às 22h, depois somente atendimento delivery.

Proibido o sistema self-service (funcionário do estabelecimento deverá servir), o ambiente deve manter janelas e portas abertas, mesas com distância de 1,5m e no máximo 2 pessoas por mesa ou família (grupos de amigos não) e somente enquanto estiver consumindo.

Igrejas – 16/5

Respeitar afastamento entre os membros de 1,5m, não poderão frequentar os grupos de risco, pessoas com comorbidades e o contato físico entre as pessoas está proibido. Obrigatório também o uso de máscaras.

Academias de Ginástica – 18/5

Proibidos uso de entrada com digital, sanitários só para urgência e bebedouros estarão proibidos. Providenciar a limpeza de equipamentos a cada utilização e manter 3 metros de distância entre as pessoas.

Proibido acompanhantes e aulas coletivas. Janelas e portas devem permanecer sempre abertas para manter o ar circulando.

Imprima o Termo de Compromisso para garantir o funcionamento do seu estabelecimento no link abaixo:

Decreto na íntegra

(Clique na imagem e use dois dedos para aumentar)

Resumo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.