Polpa de fruta congelada é saudável? Descubra os seus benefícios nutricionais

As polpas de frutas congeladas não só mantêm as propriedades nutricionais dos alimentos, como podem, até mesmo, aumentar os valores desses alimentos. Veja os benefícios!

Congelar ou não congelar? Eis a questão! A prática, tão comum para armazenar os alimentos nas geladeiras, aumentando suas durabilidades, também é motivo de dúvida quando falamos em preservação dos nutrientes. As polpas de frutas congeladas, por exemplo, conseguem manter suas propriedades, os seus sabores e texturas quando estão no refrigerador? Descubra a verdade!

Se pesarmos em uma balança nutricional, as polpas de frutas congeladas são tão poderosas para a saúde quanto as versões naturais dos mesmos alimentos, pois o processo de armazenamento, quando feito corretamente, mantém as propriedades intactas e frescas para consumo. Versáteis, essas polpas podem servir de diversas maneiras, tais como sucos integrais, mousses, sorvetes e até saborosas geleias, incluindo sempre elementos essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo:

“As polpas congeladas são boas opções para quem não tem tempo para fazer um suco de fruta natural, mas é importante não utilizar açúcar na preparação da polpa. O suco de frutas deve ser sempre preferido ao invés de refrigerantes e bebidas artificiais, pois continua sendo uma fonte de minerais e vitaminas em relação a essas bebidas”, explica a nutricionista Sheila Basso, que destaca os principais benefícios de quatro polpas de frutas: Abacaxi, goiaba, morango e laranja.

As polpas de frutas e seus benefícios para alimentação saudável

– Abacaxi: Versátil, saborosa e nutritiva, a polpa de abacaxi é rica em fibras solúveis, que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue. Na preparação da polpa, você pode acrescer outros sabores e até hortaliças que trarão mais sabor e nutrientes. Experimente acrescer folhas de hortelã ou fatias de gengibre ao seu suco e se surpreenda com o resultado!

– Goiaba: A polpa da fruta é saborosa e pode ser usada para sucos, geleias e até sorvetes. “As goiabas têm quase cinco vezes mais vitamina C do que as laranjas. A fruta é ainda uma boa fonte de potássio e ferro. Por conter apenas 60 calorias, em média, a goiaba é uma sobremesa prática, deliciosa e de poucas calorias”, analisa a Dra. Sheila.

– Morango: Segundo a nutricionista, a fruta é uma excelente fonte de vitamina C, folato e potássio. “Também possui muitas fibras e pode prevenir diversos tipos de câncer. Esse suco, além de combinar frutas de baixíssimo teor calórico, é uma opção mais que refrescante para os dias de calor”, ressalta a profissional.

– Laranja: Ninguém resiste a um suco de laranja fresquinho e bem gelado! Além de delicioso, a fruta está diretamente associada à vitamina C, um poderoso antioxidante que protege as células contra danos causados pelos radicais livres. “Mas a laranja não é apenas fonte de vitamina C, ela tem ainda quantidades menores de outras vitaminas e minerais como betacaroteno, tiamina, folato e potássio”, finaliza a nutricionista.

– Manga: Seja para prepará-la com leite ou água, fazer sorvetes ou mousses, a polpa de manga pode ser uma aliada tanto para a praticidade como para a nutrição. A fruta é rica em vitaminas A, B, C, E e K, além dos minerais como ferro, cálcio e potássio que ajudam a manter o nosso organismo saudável, prevenindo doenças como o câncer, diminuindo os níveis de colesterol e beneficiando o trânsito intestinal.

A polpa de fruta congelada é tão saudável quanto o da fruta fresca?

Manter uma alimentação saudável no corre-corre do dia-a-dia definitivamente demanda algum planejamento, mas é possível ser prático e saudável ao mesmo tempo utilizando-se da polpa de fruta ao invés da fruta fresca.

 Como é feita a polpa de fruta congelada?

Com pequenas variações entre uma ou outra fruta, as polpas de frutas congeladas geralmente são obtidas através do mesmo processo: A fruta é batida com uma quantidade mínima de água em seguida é peneirada para retirar as fibras, cascas e sementes. Então a polpa é colocada em embalagens convenientes para então ser congelada.

O que normalmente diferencia o processamento doméstico para elaboração da polpa de fruta congelada do processamento industrializado é que a versão industrial passa pelo processo de pasteurização. A pasteurização consiste em aquecer a polpa até uma determinada temperatura e manter essa temperatura por um tempo específico. Com isso, alguns patógenos (bactérias que podem causar doenças) são eliminados.

Quais as diferenças entre a polpa e a fruta natural?

A fruta em seu estado natural também possui, além da sua polpa, fibras e sementes. Extrair a polpa da fruta significa remover essas fibras e sementes, resultando em uma versão muito mais concentrada da fruta.

Quando preparada e armazenada corretamente, a polpa da fruta possui as mesmas vitaminas e propriedades de sua versão natural, se tornando uma alternativa saudável muito interessante para o cotidiano agitado de nosso tempo.

FRUTIPOLPA

 Empresa da Nossa Região!!!

Fundada em novembro de 2004, a Frutipolpa começou dentro de uma associação de produtores de maracujá fundada em Parapuã/SP. Na época, Sr. Antônio Pereira Roque assumiu a associação e a transformou em uma indústria, fazendo várias melhorias, ampliações, contratações e treinamentos.

A partir de então novas frutas como abacaxi, morango, melão e amora foram incorporadas ao portfólio e surgiram as polpas de frutas congeladas para o mercado. No início, a empresa atuava somente com uma despolpadeira, uma embaladeira e uma câmara fria. Aos poucos foi aumentando e modernizando os maquinários e equipamentos para subtrair das frutas todos os seus nutrientes com maior qualidade possível.

Hoje a empresa comercializa mais de 30 sabores de polpas de frutas 100% naturais, além de potes de açaí.

Em seu preparo, a empresa trabalha somente com frutas selecionadas, fazendo o congelamento imediato e adequado do produto, buscando sempre a satisfação total dos nossos clientes.

Missão

Participar da vida das pessoas processando frutas para enriquecer os hábitos de vida saudável.

Visão

Ser referência no processamento de frutas.

CONTATO

Tupã

Erica Lima – +55 14 99713-6833

Parapuã

18 3582 3092

COMERCIAL@FRUTIPOLPA.COM.BR

RUA PARÁ, 275

VILA SANTA HELENA

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Amaury Baião

Amaury Baião

Amaury é professor de educação física formado em licenciatura plena pelas Faculdades ESEFAP. É técnico em musculação pela FEPAM, técnico em treinamento funcional pelo Instituto Mauro Guiselini e desde 2007 é personal trainer. É também coach de corrida para iniciantes e atletas. Se você curte atividades físicas, treinamento, musculação e dicas de alimentação, quer ficar informado sobre as corridas da região e adora um desafio, acompanhe a coluna Papo de Personal onde compartilharemos tudo sobre o mundo fitness. Bora movimentar-se!

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial. Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.