Coro Leto Brasileiro será atração no Feirart deste mês

Evento será a partir das 17 horas na Praça Central do distrito de Varpa

A edição de janeiro do projeto Feirart será realizada neste sábado (11), a partir das 17 horas na Praça Central do distrito de Varpa, e tem o Brazilijas Latviesu Koris (Coro Leto Brasileiro) como atração especial a partir das 20 horas. O projeto é realizado mensalmente pela Secretaria Municipal de Cultura, juntamente com expositores e participantes do evento, e com apoio da Associação de Moradores do Distrito de Varpa.

De acordo com Silvana Nakamura, diretora cultural da associação, o Feirart de janeiro contará com feira de artesanato, praça de alimentação e a atração especial levará música folclórica leta para animar a noite e fomentar as tradições do distrito.

“O coro tem mais de 60 anos e atualmente é formado por cerca de 30 coristas, sendo 10 de Varpa. O coro já participou de festividades tradicionais em Americana, Nova Odessa, e agora tem a oportunidade de se apresentar em Tupã”, informou.

O secretário municipal de Cultura, Duda Gimenez, salientou a importância da realização do evento para a exposição e comercialização de produtos no distrito, uma vez que os artistas, artesãos e pequenos produtores de Varpa têm dificuldades para ir na cidade e participar de projetos como o Quinta com Arte, devido o deslocamento.

“O Feirart é sem dúvidas um conjunto de oportunidades para artistas, artesãos e produtores do distrito exporem seus produtos e fomentarem a economia, cultura e turismo de Varpa. Esta edição contará também com a participação do Coro Leto Brasileiro, que além de animar a noite do evento, contribuirá para a difusão de um pouco da cultura leta, muito presente no distrito”, salientou.

O prefeito Caio Aoqui destacou a importância da valorização de tradições e fomento à cultura por meio de projetos como o Feirart. Ele ainda parabenizou a organização e agradeceu a parceria na realização. O chefe do Executivo convidou a população para prestigiar o evento e conhecer mais a respeito do distrito e suas tradições.

“É importante difundir a cultura e tradições presentes em nossa cidade, pois contribui para a compreensão da história. Por isso, ficamos felizes em ver os esforços da Associação de Moradores do Distrito de Varpa, artesãos e produtores do distrito em oferecer um pouco de sua tradição aos visitantes e turistas. Convido a população para prestigiar o Feirart, e conhecer um pouco sobre a cultura e tradições do distrito de Varpa”, convidou.

Brazilijas Latviesu Koris (Coro Leto Brasileiro)

De acordo com Allan Arajs, regente titular do coro, este não tem uma data exata de fundação.  Entretanto, na década de 60 já cantavam, inclusive apresentando-se no Teatro Municipal de São Paulo. O grupo canta em diversas festividades e, no ano de 2018, participou do “Grande Festival da Canção” em Riga, Letônia. Inclusive, o coro conta com 4 participantes nascidas na Letônia e que vivem no Brasil.

O regente ainda informou que o objetivo do coro é levar a cultura leta, a história e mostrar que os letos são um povo que canta. Ele ainda ressaltou que esta é a primeira vez que o coro se apresenta em Tupã, e que é uma honra contribuir para a difusão e manutenção da cultura da Letônia.

“Como descendentes de letos, é uma honra para nós tornar a cultura da Letônia mais conhecida. Quanto às apresentações, estamos em planejamento, mas há indicações de concertos em Nova Odessa, São Paulo, Curitiba e no estado do Rio Grande do Sul”, informou.

Segundo Allan, os critérios de seleção das músicas são simples: devem ser prioritariamente no idioma leto, seguindo a harmonização original, conforme as festividades. Os cantores são, em sua maioria, pessoas que tiveram uma educação musical. Entretanto, todos podem cantar, sendo necessária uma avaliação vocal.

“No concerto de sábado faremos um misto de músicas natalinas e canções tradicionais letas. Os ensaios são realizados em 3 pólos: São Paulo, Nova Odessa e Varpa. Temos as regentes Sylvia Klavin Innocenti, que ensaia em São Paulo; Célia Aldins, regente em Varpa; e eu sou o regente titular do Brazilijas Latviesu Koris,  e cuido do polo em Nova Odessa”, informou.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Imprimir

Sobre o autor

Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Mais notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo entre em contato com nossa equipe comercial.