Pesquisar
Close this search box.

Evento conscientiza população sobre vacinação contra a pólio

Ação contou com verificação de carteiras vacinais, pedidos de mamografia, aferição de pressão

Com o objetivo de ampliar os atendimentos e a conscientização da população sobre a poliomielite, na manhã do último domingo (27), a Prefeitura, em parceria com o Rotary Club Tupã, Rotary Club Tupã Vanuíre e Faculdades FADAP/FAP, realizou uma série de atendimentos à população.

A ação contou com verificação de careiras de vacina, pedidos de mamografias, aferição de pressão, participação do Zé Gotinha e a “Pedalada contra a Pólio” para conscientizar sobre a importância da vacinação contra a doença.

O coordenador do curso de enfermagem da FADAP/FAP, José Marcos Garcia, destacou que ações voltadas para a prevenção são essenciais para a ampliar a conscientização da população.

“Qualquer informação que é difundida através destas ações é muito importante para conscientizar a população sobre a prevenção a essas doenças. É uma satisfação participar deste trabalho, juntamente com os nossos alunos, que serão os futuros profissionais atuantes na ampliação da conscientização”, comentou.

A enfermeira do Setor de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, destacou que a Secretaria Municipal de Saúde realiza diversas ações que visam ampliar a cobertura vacinal da população tupãense contra diversas doenças.

“Sabemos que não existe nenhum caso positivo de poliomielite no município justamente devido à imunização da nossa população. Além das atividades cotidianas realizadas pela Secretaria de Saúde, desde o início da campanha de combate à pólio, desenvolvemos diversas ações para conscientizar a população sobre a importância da verificação da carteira vacinal e estar com vacina em dia contra essas doenças”, afirmou.

Ela também destacou que durante a semana as Unidades Básicas de Saúde verificam a carteira vacinal e também realizam a vacinação contra a pólio, sarampo e outras doenças.

“Devido à campanha, a Secretaria de Saúde tem intensificado a divulgação e o rendimento, através dos atendimentos em horários e dias diferenciados, porém a procura pelas salas da vacina e verificação de carteiras vacinais pode ser realizada a qualquer momento”, enfatizou.

Para o presidente do Rotary Club Tupã Vanuíre, Murilo Lucas, o principal objetivo destas ações é conscientizar os familiares sobre a necessidade de verificação e atualização constante das carteiras de vacina. “Tivemos um grande número de rotarianos entregando panfletos e conversando com a população nesta ação, que teve como objetivo a divulgação e conscientização para não deixar que esta doença volte assombrar as famílias”, disse.

Já o presidente do Rotary Club Tupã, Samuel Azevedo, afirmou que a atualização constante das carteiras de vacinação é essencial para evitar que diversas doenças como a pólio e o sarampo voltem a ser registradas no município. “Os clubes de serviço de todo o mundo participam da ação contra a pólio, que vai além e também visa prevenir contra outras doenças. A atualização da carteira de vacinação é muito importante para que essas doenças não voltem a assombrar a nossa população”, enfatizou.

O secretário municipal interino de Saúde, Wilson Quiles Junior – “Quilão”, ressaltou que a semana contou com diversas ações em combate à pólio. “Durante a semana, foi realizada uma carreata na avenida Tamoios para sensibilizar a população e também realizamos diversos atendimentos no programa Resolve Já. Além disso, intensificamos a verificação de carteiras em horários diferenciados para a população. Parabenizo a todos que estão engajados nesta ação”, afirmou.

Já o prefeito Caio Aoqui agradeceu aos funcionários e parceiros pela ação. Ele acrescentou que a população deve se manter imunizada contra a pólio, pois a vacinação é a única forma de prevenção efetiva contra a doença. “A pólio é uma doença altamente infecciosa e sem tratamento e a vacina é o único método eficaz de prevenção ao contágio. Por isso gostaria de parabenizar as equipes de Saúde, aos clubes de serviço parceiros, Rotary Club Tupã e Rotary Club Tupã Vanuíre e também a FADAP/FAP pela participação nesta ação tão importante para manter o nosso município prevenido e livre da pólio”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.